Festival Urbanocine realizou ações de conscientização pela inclusão da pessoa com deficiência em ações culturais

O cineclubinho, Urbanocine foi uma iniciativa do projeto em trabalhar, junto a instituições e escolas, que tradicionamente atendem pessoas com e sem deficiência, e suas famílias, a integração da pessoa com deficiência em funções sociais e culturais.

Em setembro (mês que nos calendários intituicionais se trabalhou a inclusão da pessoa com deficiência), o projeto realizou algumas ações de cineclube - com mostra de filmes e debate, estimulando assim a formação de público e a difusão do cinema potiguar – nas Instituições IERC/RN [Instituto de educação e reabilitação de cegos]; CAP [Centro de apoio pedagógico à pessoa com deficiência]; e  na E.E. Newton Braga de Faria, fortalecendo o trabalho por elas desenvolvidos.

A programação apresentada foram filmes do catalogo de 10 anos de exibição do Urbanocine - filmes que já passaram pelo festival em outros momentos, mas não tinham sido exibidos ainda nessas instituições, com esse público, infanto-juvenil. Os filmes, em sua maioria produzidos no Rio Grande do Norte, são alguns dos frutos das oficinas do Urbanocine com alunos de outras escolas, em outras edições do projeto.

O Urbanocine busca que todas as pessoas tenham acesso ao cinema, e para que isso aconteça mais ações de integração e difusão da nossa cultura podem e devem acontecer, tanto por parte de projetos culturais, como também por parte de toda a sociedade.

O Festival Urbanocine tem realização Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo e apoio da vereadora Brisa Bracchi e SEBRAE RN.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Festival, siga @urbanocine no Instagram.