Assembleia Legislativa avança na tecnologia e vai adotar IA em plataforma de vídeos

 


A TV Assembleia do Rio Grande do Norte vai lançar até o fim do ano um sistema que transcreve os conteúdos dos vídeos armazenados na plataforma Legis Vídeos. A medida é considerada um avanço na tecnologia de inteligência artificial aplicada à comunicação pública, facilitando a recuperação de informações em nível mais refinado e aprimorado.

A plataforma foi totalmente desenvolvida pela equipe da Casa, os servidores da diretoria de Gestão Tecnológica e este ano está inscrita no prêmio Assembleia Cidadã, da Categoria Gestão, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A Assembleia do Rio Grande do Norte é vencedora do prêmio, nesta categoria, das três últimas edições do concurso. 

O Legis Vídeos é uma ferramenta de acesso aberto que permite ao usuário assistir a todos os trabalhos gravados da ALRN, o que pode ser importante, por exemplo, tanto para os deputados utilizarem para os seus trabalhos de comunicação pública quanto para a própria imprensa veicular imagens de qualidade produzidas pelo parlamento estadual.

Os vídeos podem ser baixados em HD no formato MP4 ou ainda em MP3, ou seja, tanto em imagem e áudio quanto em áudio apenas. O mecanismo de pesquisa permite buscas por categorias de eventos (como reuniões, audiências públicas, sessões ordinárias e outros), por data exata ou aproximada das atividades e por palavras-chave.

"Temos total apoio do presidente Ezequiel Ferreira e da mesa diretora e nos sentimos orgulhosos pelo fato de todo esse trabalho ser feito com a prata da Casa", afirmou o diretor Mário Sérgio Gurgel. Ele afirmou que outras casas legislativas têm entrado em contato com a ALRN para firmar termo de cooperação que leve os benefícios dessa tecnologia, sem custos, a outros parlamentos no Brasil. 

Com a criação desse sistema, a Assembleia do Rio Grande do Norte rescindiu o contrato com uma empresa terceirizada que prestava serviço de armazenamento de conteúdos em nuvem, o que significou uma economia de cerca de R$ 400 mil por ano.

Mário Sérgio informou, ainda, que a Assembleia vai estabelecer uma parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) para que as emissoras associadas tenham acesso ao software do Legis Vídeo.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem se destacado pelo desenvolvimento de tecnologias no processo produtivo, de armazenamento de vídeos e na busca por informações no sistema, incluindo reportagens, discursos de sessões legislativas no plenário, audiências públicas, reuniões e debates em comissões, entre outros trabalhos legislativos.