Crédito da(s) Foto(s):João Gilberto Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias (PSDB) voltou a criticar a alíquota sobre o ICMS no Rio Grande do Norte e antecipou que votará contra a proposta do Governo do Estado para manutenção da taxa em 20% para o ano de 2024.
“Penso que essa pretensão do governo será frustrada, pois só será vitoriosa se a Assembleia Legislativa conceder a continuidade dessa alíquota em 20% ao invés dos 18%. Essa taxa traz uma inconveniência gigantesca para a competição no Estado e ao mesmo tempo uma penalidade para o contribuinte - que é a população mais humilde”, disse José Dias.
Segundo o parlamentar, votar a favor da permanência da alíquota em 20% é votar contra o povo. “Adianto que irei votar conscientemente contra a proposta. O Brasil já tem uma das maiores cargas tributárias no mundo”, falou.
Na ocasião, José Dias cobrou o a participação popular nas deliberações em torno do assunto. “O povo tem que estar vigilante, pois não há democracia onde o povo não participe”, ponderou.
Ao final do pronunciamento, o deputado lamentou o anúncio feito pelo Hospital Varela Santiago sobre a suspensão das cirurgias ortopédicas infantis. “Os recursos necessários ao hospital são muito pequenos para continuar funcionando, pois possuem uma administração eficiente em que com pouco se faz muito. Destinei emenda parlamentar para a unidade ao valor de R$ 50 mil, mas o governo segue sem liberar as minhas emendas parlamentares”, concluiu. |