Projeto Abraçar oferece atendimento às crianças vítimas de violência sexual e física em Natal
Um ambiente seguro e acolhedor. Essa é a primeira impressão que temos ao entrar no centro de referência para crianças e adolescentes em situação de violência. O espaço recém inaugurado que funciona em um anexo da maternidade Araken Irerê Pinto, localizada em Petrópolis, faz parte do projeto Abraçar, uma iniciativa do Ministério Público do RN em Parceria com ITEP, polícia civil e ofertado pela prefeitura do Natal.
Crianças e adolescentes, vítimas de violência física ou sexual, recebem atendimento de uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e conselheiros qualificados para tratar não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e psicológicos das vítimas, garantindo um processo de recuperação mais completo.
O primeiro acolhimento é feito pelo serviço social e pela equipe de psicologia, que vai classificar o tipo de violência. Em seguida, a vítima recebe atendimento médico e da enfermagem. Em caso de violência sexual, são feitos exames, profilaxia e caso necessário até internação.
Tudo foi especialmente projetado para criar uma sensação de segurança e acolhimento. As salas são decoradas de forma agradável e lúdica, permitindo que as crianças e adolescentes se sintam à vontade, o que é fundamental para construir a confiança entre os profissionais e as vítimas, permitindo que elas compartilhem suas experiências traumáticas com mais facilidade.