Fundação José Augusto celebra Folclore com exposição



A Fundação José Augusto (FJA) celebra a cultura popular e o patrimônio imaterial do RN neste agosto que celebra o Folclore com mostra de acervo, apresentações artísticas e roda de conversa. A comemoração tem início nesta segunda-feira (21) a partir das 9h na Galeria Newton Navarro da FJA (Rua Jundiaí, 641, Tirol) com a “Exposição Fotográfica do Registro do Patrimônio Vivo (RPV)”. A promoção é da Coordenação das Casas de Cultura Popular-FJA em parceria com a Comissão Norte-rio-grandense de Folclore.

Na oportunidade, haverá uma solenidade de abertura com a presença de dez mestras, mestres vivos e representantes dos grupos potiguares beneficiados pela bolsa, mantida pelo Governo do Estado, por meio da FJA. Também serão realizadas apresentações artísticas do grupo Araruna e da Associação das Rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra.

Com entrada gratuita ao público até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 14h, a mostra exibe imagens, além de banners, adereços, estandartes, figurinos e obras de artistas como Luzia Dantas, Xico Santeiro, João Natal e  dos mestres e grupos contemplados ao longo dos 16 anos de existência do RPV.

Na próxima terça-feira (22), às 9h, Dia Nacional do Folclore, será realizada no Instituto Ludovicus (Avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal), uma roda de conversa com a participação do Diretor-Geral, Gilson Matias, do Presidente da Comissão Norte-rio-grandense do Folclore e de Severino Vicente, Presidente da Comissão Nacional do Folclore.

Serão realizadas apresentações artísticas dos grupos contemplados no RPV em suas comunidades. As datas e locais serão informados nos canais de divulgação da Fundação José Augusto.

Celebração

“Celebrar o folclore é sobretudo preservar a tradição, a arte e os fazeres populares. O Governo da professora Fátima Bezerra, por meio da Fundação José Augusto, valoriza as manifestações culturais para que não se percam no tempo e para que sua tradição histórica seja repassada aos mais jovens. É um ato de justiça. Mestres, mestras e os nossos grupos folclóricos são a autoridade do saber do povo!”, declarou o Diretor Geral da FJA, Gilson Matias.

O presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, Gutemberg Costa destaca a importância da celebração: “Agosto é dedicado ao folclore mundial. Folclore. Palavra criada pelo arqueólogo inglês William John Thoms em 22 de agosto de 1846, em um artigo em famosa revista impressa para definir o estudo das tradições populares. Folclore, ciência estudada e difundida por muitos nomes no mundo, Brasil e no RN. Aqui entre nós, entre outros, ligados a nossa Comissão Norte-rio-Grandense de Folclore, podemos citar os saudosos, Câmara Cascudo, Manoel Rodrigues de Melo, Hélio Galvão, Veríssimo de Melo, Osvaldo Lamartine, Gumercindo Saraiva e Deifilo Gurgel. Nossa Comissão, fundada em 1948, este ano, completa 75 anos de lutas e glórias. Temos sala e reuniões no Memorial Câmara Cascudo, Cidade Alta, Centro. Espaço cedido pela Fundação José Augusto. Temos uma parceria também com o Instituto Luduvicus Câmara Cascudo. Um salve e vivas aos mestres e mestras, como aos brincantes dos grupos folclóricos do RN!”.

RPV

O reconhecimento como RPV é previsto em Lei de autoria do então deputado estadual Fernando Mineiro, aprovada pela Assembleia Legislativa em 19 de agosto de 2008. A Lei do RPV, como ficou conhecida, concede bolsas de incentivo financeiro por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. As bolsas são nos valores de R$ 1.888,66; (mestres e mestras) e R$ 3.777,67 (grupos).

A escolha dos mestres e grupos folclóricos é feita em processo de seleção pública, levando em consideração as justificativas, os currículos dos candidatos, o mérito e a qualidade dos trabalhos executados, comprovando capacidade profissional ou institucional, em favor da cultura popular e tradicional norte-rio-grandense. 


Serviço 

Exposição Fotográfica do Registro do Patrimônio Vivo (RPV)

Abertura: (21/08), segunda-feira a partir das 9h

Local:Galeria Newton Navarro da Fundação José Augusto (Rua Jundiaí, 641, Tirol)

Exposição está aberta ao público até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Entrada franca.


Dia 22/08 (terça-feira) às 9h

Roda de Conversa

Local: Instituto Ludovicus (Avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal-RN)