Apenas 3% da população tem acesso a esgotamento sanitário na Zona Norte de Natal

 

Foto: Adirano Abreu

Na zona Norte de Natal, aproximadamente 339.500 pessoas não possuem acesso pleno ao sistema de esgotamento sanitário. Etapa essencial do saneamento básico, o serviço atende apenas 3% da região, enquanto os esgotos das demais áreas seguem sem o processo de tratamento e destinação adequados.

Em áreas em que a infraestrutura é mais precária, o problema soma-se ao acúmulo de água de esgotos nas vias, impactando diretamente na qualidade de vida dos habitantes locais. Com o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jaguaribe, a expectativa é que, em julho de 2024, 43 % da região Norte passe a ser atendida pelo serviço.

A falta de esgotamento sanitário na região é um problema que se arrasta há vários anos. O Governo , ainda na gestão anterior, instalou as tubulações em 81,8% da área. Contudo, isso não foi suficiente para resolver o problema, pois é necessário que se conclua a estação de tratamento para que a rede coletora seja “ligada”.

Roberto Linhares adverte que, embora já seja possível coletar o esgoto com os 501 quilômetros da tubulação implantada, o serviço exige a etapa de tratamento. Desde então, a zona Norte espera.

Tribuna do Norte