‘Sonho em ver uma Natal diferente’, afirma BG, pré-candidato a prefeito

 


Pré-candidato a prefeito de Natal, o comunicador Bruno Giovanni expressou seu desejo de transformar a cidade em um lugar melhor para se viver. Com um discurso crítico em relação à atual gestão, a gestões passadas e à falta de perspectivas para o município, BG lamentou a falta de planejamento, a estagnação da cidade e a ausência de investimentos no turismo, que ele considera a principal atividade geradora de emprego e renda da capital.

Nascido e criado em Natal, BG traz consigo uma trajetória de participação em movimentos estudantis, entre outras atividades de engajamento político. Sua paixão pela cidade e seu desejo de ver uma Natal próspera o motivaram a entrar na corrida pré-eleitoral para o ano que vem.

“Cresci em uma Natal pujante e sempre imaginando que Natal seria uma das principais capitais do Brasil. Nos últimos anos a gente viu Natal entrar num oito. Não existe planejamento, a cidade parou no tempo e deixamos de ser não só uma das principais capitais do Brasil, mas do Nordeste”, afirma BG.

Com uma visão crítica em relação à situação atual de Natal em termos de desenvolvimento e infraestrutura, o pré-candidato ressaltou a falta de perspectivas para o futuro. Enquanto outras cidades da região Nordeste estão se desenvolvendo rapidamente, Natal permanece estagnada, na avaliação do comunicador e empresário.

“As obras que [Natal] consegue pujantes são do Governo Federal, a cidade produz para pagar funcionalismo público, com mentalidades administrativas arcaicas, e você não vê perspectiva. Eu, sonhando em um dia ver Natal diferente, me senti na obrigação de pelo menos colocar meu nome para ver a viabilidade eleitoral disto”, declara.

Bruno lamenta a falta de investimentos no setor do turismo, que para ele é a “nossa maior indústria”. Diante do problema, ele cobrou do poder público um “olhar especial” para a atividade que emprega milhares de natalenses.

“Qual foi o último equipamento turístico implantado aqui na cidade, na capital? A gente continua vivendo de mar e sol. Nós não temos uma atração artificial, nós não temos um componente acessório grande para atrair o turista, sempre é a receptividade, o abraço do natalense, a simpatia, mar e sol”, resume.

BG acredita que Natal precisa, para além de novos investimentos no setor de turismo, da implementação de um planejamento estratégico abrangente para impulsionar o desenvolvimento das atividades econômicas da cidade.

Com relação ao cenário político, BG reconhece a legitimidade de todas as pré-candidaturas postas atualmente, mas faz uma ressalva: muitos dos nomes que estão colocados são de “políticos profissionais” que já estão há muito tempo na vida pública.

Ele acredita que ainda há muito a ser definido e a tendência é que o cenário político atual se afunile à medida que o pleito municipal do ano que vem se aproxima.

Apesar de sua disposição em disputar a cadeira do Palácio Felipe Camarão, Bruno Giovani ainda não conseguiu decolar nas pesquisas. Nos quatro levantamentos realizados pelo INSTITUTO EXATUS a pedido do AGORA RN (nos meses de janeiro, abril, maio e junho) o comunicador não conseguiu atingir sequer 2% em nenhuma das amostragens. BG lançou sua pré-candidatura em janeiro de 2023.

“Como eu venho dizendo desde janeiro, quando eu lancei essa pré-candidatura: seria muito ruim na minha vida eu pelo menos não ter tentado ser candidato, seria uma frustração eu ter esse desejo e chegar ao fim da minha vida e dizer assim ‘poxa eu nem tentei?’ Bom, tentar não quer dizer que você vai conseguir. Para ser candidato eu tenho que ter viabilidade”, comenta.

BG: Pré-candidatura de Carlos Eduardo é “brincadeira de mau gosto”

Conforme costuma fazer durante suas apresentações no rádio ou em textos publicados em seu blog, BG não poupou críticas à classe política. O alvo principal dele dessa vez foi o ex-prefeito de Natal e pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PSD), que vem liderando todas as pesquisas de intenção de voto desde o começo do ano.

“A pré-candidatura de Carlos Eduardo eu acho que chega a ser uma brincadeira de mau gosto. Carlos Eduardo, na minha visão, lidera as pesquisas porque o recall dele é o maior, principalmente na capital, onde ele já foi prefeito por quatorze anos”, critica BG.

Na avaliação de Bruno, Carlos Eduardo é o principal culpado pelo estado de letargia vivido hoje administrativamente na cidade do Natal. Segundo BG, as administrações conservadoras de Carlos Eduardo não implementaram o planejamento necessário para impulsionar o turismo e o desenvolvimento da cidade.

BG também apontou problemas no relacionamento político de Carlos, destacando que ele não tem base na Câmara Municipal de Natal (CMN) e que enfrenta questionamentos graves em relação às suas contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Quanto à sua própria pré-candidatura, BG revelou estar em negociações com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e com o senador Styvenson Valentim (Podemos). O trio busca encontrar um consenso para definir quem será o candidato. Os critérios para a escolha, segundo ele, ainda serão definidos.

“Na minha visão, eu indo para a rua, mostrando o que penso, andando na cidade eu cresceria substancialmente. Então nós temos esse pré-entendimento. Confio neles dois, acredito que os dois confiam em mim e lá na frente a gente vai ter um momento que a gente vai definir quem será esse candidato”, pontua.

BG em diálogo com o senador Styvenson Valentim (Podemos) para 2024 - Foto: Reprodução
BG em diálogo com o senador Styvenson Valentim (Podemos) para 2024 – Foto: Reprodução

Outro entendimento firmado por BG foi em relação ao partido ao qual ele irá se filiar em breve. A escolha ficará a cargo de Styvenson, que vai deixar o Podemos e já negocia com outros partidos. A escolha partidária que o senador fizer, automaticamente também será a de BG. Atualmente Styvenson negocia com o PP.

“Ele indo para o PP, eu iria naturalmente para o PP, seria uma definição conjunta de nós dois. Ele tem convite da presidência do PP para assumir o partido. Tive informações que ele conversou com o atual presidente Beto Rosado, então a possibilidade de ir para o PP ela é concreta”, assinala.

AGORA RN