Documentário musical "Música é Movimento", novo lançamento da Guria Produtora, retrata a trajetória do projeto Bel Medula

Atuando na área da produção cultural, a Guria Produtora já coordenou a montagem de dezenas de eventos, assim como dirigiu palcos de festivais onde se apresentaram grandes nomes da música nacional e realizou diversas atividades formativas na área. Imersas nessa atmosfera musical, as produtoras Camila Pedrassoli e Juliana Furtado, juntaram-se à musicista e técnica de áudio Vitória de Santi, com quem fundaram a Pólen Aceleradora Musical, uma ramificação da Guria Produtora mais voltada para produção artística e musical protagonizadas por mulheres. 

Da criação da Pólen Aceleradora Musical para cá, foram lançados mais de 60 títulos entre singles, álbuns, EPs e clipes, todos com a produção de mulheres à frente. A ousadia não parou por aí, depois de quase duas décadas trabalhando na produção técnica de eventos diversos, além de iniciar o trabalho de produção musical, Camila Pedrassoli assumiu o papel de direção no documentário “Música é Movimento”, gravado no Rio Grande do Sul, contando a trajetória do projeto Bel Medula.

Bel Medula é um projeto de Isabel Nogueira, compositora, cantora, multiinstrumentista, produtora musical e musicóloga, e de Luciano Zanatta (Luczan), produtor, músico com atuação em diversas bandas, sound designer. Ambos atuam como professores do Departamento de Música da UFRGS. No documentário, eles falam sobre a trajetória e a concepção do seu projeto de canções experimentais, a pesquisa e o encontro com o movimento, a música e a dança, passando por equipamentos e soluções para essa fusão ser transmitida para o público enquanto experiência artística do ser como um todo.

O filme é entrelaçado por momentos do show Abala Ladaia gravado no Teatro Glênio Peres, em Porto Alegre/RS, em novembro de 2022, além de depoimentos dos artistas, equipe técnica e público e registros da história do duo, mostrando um pouco do processo.

“O projeto Bel Medula veio com a ideia de trazer, para esse universo da experimentação, as canções, dialogando com elementos eletrônicos, banda, experimentações de voz e efeitos. A ideia de realizar o filme veio como uma sugestão da Camila, e foi maravilhoso ser dirigida por ela, a proposta dos recortes e das cenas com drone, que já tinham sido trazidas por ela no clipe da canção Te dizer. Acho que este filme é a continuidade de uma parceria que ainda vai ter muitos frutos! ” (Isabel Nogueira, idealizadora do projeto Bel Medula)

“É um trabalho em que a gente usa nossa bagagem de carreira como suporte para as novidades, para os novos aprendizados.Tem as coisas que já fazemos há muito tempo e também as ideias que acabamos de ter. É uma mistura de segurança e desafio, e foi muito bacana a forma como a Camila conseguiu trazer tudo isto na direção do filme. (Luciano Zanatta)   

O elenco do documentário conta com os artistas Isabel Nogueira e  Luciano Zanatta; Douglas Jung, diretor artístico e cenógrafo; André Brasil, técnico de som; João Millet Meirelles, produtor musical; Alexandre Birck, técnico de som e câmera; Marcelo Roza, roadie; Kevin Brezolin, iluminador; Juliana Furtado; produtora de palco e Camila Pedrassoli, roteirista e diretora do filme.

“A trajetória do projeto Bel Medula é inspiradora, pois reúne a pesquisa da Isabel Nogueira e do Luciano Zanatta, que traz como força motriz as experimentações, os sintetizadores e inovações no fazer musical aliado a uma pesquisa de movimento. A experiência do show, somando o som que eles pesquisam há anos com a direção, iluminação, cenário e performance, é incrível. Me instiga muito poder mostrar para o público como esse tipo de música é feito e como a busca pelo movimento influencia nessa criação e poder registrar esse recorte do show no teatro.” (Camila Pedrassoli, diretora do documentário)

Assista ao documetário: https://www.youtube.com/watch?v=2bbqlq9rGbc

Ouça o EP Ao Vivo: https://open.spotify.com/album/0qRqBxALX1y1xUDb3B1pkF?si=jdj6AjaqSym83YY4A2WAYg