Exposição de Regina Johas retrata as “Rotas esquecidas” de Ceará-Mirim

 


A Galeria Conviv’art, do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, inaugura no dia 11 de maio, às 18h, a exposição “Rotas Esquecidas”, da artista Regina Johas, coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN.

A exposição tem curadoria de Ana Paola Ottoni, e reúne videoinstalações e desenhos. Na ocasião será também lançado o fotolivro Barão e as rotas esquecidas de Ceará-Mirim, de autoria de Johas, que dialoga com as questões presentes nas obras da artista.

A exposição trata o abandono de um passado histórico: o da rota da cana de açúcar no Vale do Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Os antigos engenhos de açúcar, surgidos nessa região em meados do século XIX, constituíam na época um dos principais centros de produção de açúcar do Nordeste, e atualmente se encontram em ruínas.

Alguns poucos vestígios dessa história, uma parede aqui ou uma torre ali, deixam entrever esse passado. O fotolivro traz imagens dessas ruínas, e também de um guia turístico local que se autodenomina “Barão”, fonte de informações sobre essa rota de antigos engenhos.

Afrodescendente e usando vestes de um barão, ele discorre sobre a história da região e fala do acervo pessoal que vem organizando ao longo dos anos, em vista da carência de arquivos e registros oficiais.


A exposição fica aberta ao público do dia 12 de maio até o dia 1 de junho, e contará com a equipe de mediadores da galeria que irão propiciar visitas guiadas conforme agendamento.


Serviço

Exposição Rotas Esquecidas

Artista: Regina Johas

Curadoria: Ana Paola Ottoni

Local: Galeria Conviv’art do Núcleo de Arte e Cultura/NAC/UFRN.

Anexo da Biblioteca Zila Mamede/UFRN (Andar térreo — Campus Universitário)

Av. Senador Salgado Filho, 3000 Lagoa Nova

Abertura: quinta feira, 11/05, 18h.

Visitação: de 12/05 a 1/06

Horários: de segunda à sexta-feira, das 13 às 16h.

Informações: (84) 3342 226