Vereador Rafael Correia apresenta indicação para beneficiar portadores com HIV/AIDS e moradores de baixa renda com programa meia consulta

Nesta terça-feira (04), durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Extremoz, o vereador Rafael Correia apresentou duas solicitações visando a melhoria na qualidade de vida da população do município em relação aos serviços de saúde no município.

Um dos pedidos foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde, a implantação e operacionalização de um Serviço de Assistência Especializada (SAE) em pacientes HIV/AIDS, com o objetivo de prestar um atendimento integral e de qualidade aos pacientes. De acordo com o vereador, o SAE é uma unidade assistencial ambulatorial que propõe o vínculo do paciente portador do vírus HIV/AIDS, além de outras DST’s, com uma equipe multiprofissional.

“É de extrema importância a implantação deste serviço para garantir um maior índice de resolutividade no serviço, além de atender melhor jovens entre 18 e 24 anos devido ao aumento de casos, principalmente nesta faixa etária. Precisamos deste serviço de referência no município para que todos tenham acesso a um tratamento de qualidade”, disse.

Outra solicitação para a Secretaria de Saúde se refere a disponibilização de convênios com clínicas médicas particulares, além da implantação do Programa Meia-Consulta, com o objetivo de beneficiar os pacientes de baixa renda no município.

O vereador afirmou que muitos municípios no Brasil já adotaram esse sistema de convênio. “A proposta para criação do programa Meia-Consulta vai possibilitar que os pacientes de baixa renda paguem a metade dos valores da consulta. Essa é uma iniciativa privada com o poder público para também desafogar o número de consultas na rede pública e distribuir para as clínicas particulares”, completou.