Realizador audiovisual Paulo Dumaresq lança curta-metragem “Longitudes”


Uma câmera na mão e o desejo de registrar uma viagem. Com esse pensamento, o realizador audiovisual Paulo Dumaresq capturou três horas de imagens com uma câmera VHS, em 1995, nas cidades de Lisboa, Madri, Paris, Nice, Monte Carlo, Calais, Dover, Londres, Roma, Pisa e Viena.  As imagens ficaram guardadas por 28 anos e agora em 2023 o documentarista resolveu editar o material resultando no curta-metragem “Longitudes”, com duração de 18 minutos. O documentário foi lançado no último sábado (1º), no canal do realizador, na plataforma YouTube, onde estão todos os seus filmes.   

“Tive a ideia de produzir o curta documental "Longitudes", como registro afetivo. Na época, eu não pensava em seguir carreira no audiovisual, mas guardei as imagens como recordação do périplo europeu. Foi uma viagem de quase um mês por dez países. A Europa da época era pré-Euro e a Inglaterra nem sonhava com o Brexit”, ilustra Paulo Dumaresq. A edição do curta é de Diogo Ferreira e a tradução dos títulos para o inglês coube ao jornalista e tradutor Rodrigo Hammer. 

O cineasta destaca no curta a edição caprichada de Diogo Ferreira e a trilha sonora, que conta com a participação dos artistas Jahzzar, Kris Keypovsky, J. O. La Madeleine, Lite Saturation, Ketsa, Alex Productions, M.A.G. Trio, Yakov Golman e Michael Schuller. “Escolhi as músicas a dedo e tenho certeza que acertei em cheio. Tentei capturar o que achei mais relevante diante das limitações de turista. São imagens inéditas que resolvi mostrar ao mundo após quase três décadas no limbo”, assinala.     

“Longitudes” é o oitavo curta do realizador, além do longa documental “Passo da Pátria – Porto de Destinos”, co-dirigido a quatro olhos com  o  fotógrafo e documentarista Alex Régis. A estréia do cineasta se deu com o curta experimental “Incontinências” (2014). Seguiram-se o já mencionado “Passo da Pátria – Porto de Destinos” (2016), “Athayde” (2017), “Catarro” (2018), “Cidadãos Invisíveis” (2019), “Lalá” (2020), “Carneirinho de Ouro – Ode à Boêmia Natalense” (2021) e “Destinos” (2021). O curta pode ser visto no YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=ZNPwsnyz-Y4