Deputados debatem crise no RN e no transporte público de Natal
As crises registradas em determinados setores da administração pública do Estado, e também no transporte público de Natal, marcaram os pronunciamentos durante o horário dos deputados na sessão plenária desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os assuntos foram abordados pelos deputados estaduais José Dias e Ubaldo Fernandes, ambos do PSDB.
Em relação ao Executivo, o deputado José Dias relatou que há uma "terceirização da absoluta incompetência" da atual gestão para ex-governadores. "Há uma ausência de responsabilidade, não pagam emendas parlamentares, não pagam os pisos salariais que eles mesmos defenderam, no passado era bandeira de luta", disse o parlamentar.
Numa referência a viagem da governadora Fátima Bezerra (PT) à China, o tucano ainda fez uma comparação com um bombeiro indo embora de uma casa em meio ao incêndio. "Nós estamos vivendo um incêndio, uma situação de caos", completou.
Já o deputado Ubaldo Fernandes relembrou recente reunião na qual esteve presente com representantes da Secretaria de Mobilidade de Natal (STTU) e do Sindicato dos Transportes Urbanos de Natal (Seturn), na tentativa de restabelecer as linhas de ônibus do bairro das Rocas. O serviço voltou a funcionar pela região a partir da última segunda-feira (10).
Ubaldo ainda reconheceu que as empresas de ônibus também estão enfrentando dificuldades financeiras, já que o último reajuste de passagens na capital potiguar ocorreu em 2019. Mas, para o parlamentar, é necessário que seja estabelecido um subsídio para bancar as chamadas gratuidades, que beneficiam idosos e estudantes, por exemplo. "Não dá para cobrar mais da população", finalizou.