Atleta potiguar é convocada para a Seleção Brasileira de Judô

 


A judoca Ana Luísa Lopes de Almeida, 16, foi a única atleta potiguar convocada para compor a Seleção Brasileira Sub 18 de Judô, que irá competir no Estágio Internacional na República Tcheca, entre o período de 6 a 11 de abril. A concentração será em São Paulo, de 2 a 4 de abril, e em seguida os atletas partem para a cidade de Teplice, local da competição internacional. 

“É um sentimento de recompensa. O esporte é uma busca incansável por novos objetivos e a convocação é uma enorme recompensa para o que eu tanto me esforcei”, comentou a atleta,  que ressaltou ainda estar se preparando intensamente para a competição, fazendo treinos de judô e jiu-jítsu para melhorar o desenvolvimento das lutas.

A convocação veio em consequência dos ótimos resultados que Ana Luísa coleciona, atualmente ela é líder nacional do Sub 18 -40kg, fato que a consagra como primeira atleta do feminino do Rio Grande do Norte a conseguir liderar um ranking nacional. Para o professor de judô do Colégio CEI e treinador de Ana, Alexandre Magno, a convocação não foi uma surpresa. Ele relata que a atleta é muito dedicada e experiente e que vem em uma crescente de resultados.

“Ela vem numa crescente desde que conseguiu, ainda no Sub 15, ser medalhista nacional no JEB’s. Vem evoluindo gradativamente, no ano retrasado obteve um grande resultado, chegando entre as primeiras na seletiva nacional. No campeonato brasileiro do ano passado, foi medalhista de bronze, o melhor resultado do RN nessa classe. Também no final de 2022 ela foi campeã da seletiva nacional nessa categoria. Em fevereiro deste ano foi vice-campeã do Meeting Nacional Sub 18 e Sub 21, essa é uma competição realizada entre os oito melhores atletas do Brasil, em cada classe. Isso a fez subir para o 1º lugar do ranking na categoria, o que garantiu a vaga”, destacou o professor.

A atleta segue uma rotina puxada de dois treinos por dia, de segunda a sexta, e também aos sábados pela manhã. Ela relata como consegue conciliar os treinos com os estudos: “Me esforço para prestar muita atenção nas aulas, fazendo anotações. No tempo que tenho em casa, me esforço para fazer os exercícios passados pelos professores”, disse a judoca, que pretende cursar medicina, seguindo os passos dos pais e das duas irmãs.

Com informações de Tribuna do Norte