Kento, uma arte marcial originária do município de Extremoz

 


 *Por Adriano Henrique - Reportagem

Sensei  Manoel Lázaro de Souza Barbosa. Nascido em Barra de Maxaranguape no ano de  1984, Judeu praticante. Mora atualmente no bairro Sant do Dumont.  Nascido uma criança doente recebeu o nome “Manoel” de sua avó adotiva Edite Roque, iniciou aos 8 anos a prática marcial com seu pai faixa preta de karate, kung-fu e capoeira o qual era cordão verde amarelo, Treinando junto com seu irmão.

     “Hoje temos o kento que significa, Punho da terra (Gn:2,7). No início chamava Jiei Bujutsu por ser um nome redundante e  difícil explicação mudei para um nome curto para uma   melhor explicação. O kento surgiu,  em uma certa ocasião no ano de 2000, meu pai estava  em uma situação entre a vida e morte, um  indivíduo armado com revólver  ameaçando ele por causa de um desentendimento, meu pai usando sua bolsa enganou jogando ela e segurando a arma para tomá-la, o homem tentando disparar apertando o gatilho atingiu por duas vezes  sua  perna. Neste momento senti a necessidade   buscar ainda  mais o conceito da defesa pessoal , de 2000 a 2015 estudando e   praticando modalidades na defesa pessoal como Krav maga, sistema Russo, kapap. Com alguns dos meus amigos  judeus que  praticava estás modalidades.”

       O kento é dividido em três formas. kento (Pugilismo) que  trabalhamos os golpes traumáticos, Nagu (Luta livre)  trabalhamos as projeções, quedas, estrangulamentos e luxações e o Jiei que trabalhamos as estratégias e  forma de sobrevivência nas ruas com combate armados é desarmados. Fazemos três eventos competitivos no decorrer do ano. Nagu onde as competições são similares às lutas como jiu jitsu, judô e luta livre, Kento onde as competições similar às lutas como muay thai, sanda , karate combat e o kenka onde as competições são similar ao MMA com kimono e nossas próprias regras.

           Kento foi registrado com CNPJ aqui na cidade de Extremoz, sendo originária do município. As aulas são ministradas atualmente na escola Almirante Tamandaré na segunda, quarta e sexta às 11:15h. No bairro Quinta das Filgueira, na  Rua Vila Moderna  n° 143. Na segunda e quarta as 18:00h e em algumas creches: Casinha do saber, Cantinho do saber e no espaço bebê às aulas são ministradas pelo sensei Victor faixa marrom.