Em primeiro discurso como deputada, Divaneide Basílio agradece votação e destaca pautas


Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia

 
Gratidão e luta pelas pautas que são caras à vida dos potiguares. Foi este o tom do primeiro discurso da deputada Divaneide Basílio (PT) na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (7). A deputada agradeceu ao povo potiguar e afirmou que sua chegada ao parlamento potiguar não foi uma “chegada isolada, mas conjunta” com a população.
 
“Hoje venho a esta Casa com a tarefa, primeiro de gratidão ao povo potiguar pela eleição de todas as nossas vozes juntas e por trazer ao parlamento a expressão da identidade, de pautas que são muito caras para vida das pessoas, como a defesa dos direitos humanos, população em situação de rua, imigrantes, refugiados, apátridas, população LGBTQIA+, mulheres, indígenas, povos originários, dentre outras. Para nós, chegar até aqui é uma chegada conjunta. Não cheguei sozinha e nem permanecerei sozinha, estarei dando vez a todos que acreditam que possamos ter um Estado cada vez melhor e mais acolhedor”, afirmou Divaneide.
 
A deputada afirmou que também tem a grande responsabilidade de ser a primeira mulher autodeclarada negra a chegar ao parlamento. “Trago a importância de discutirmos a identidade racial todos os dias e venho trazer a esse parlamento a necessidade de políticas públicas e igualdade racial. Precisaremos pensar todos os dias como inserir todas as pessoas”, afirmou a parlamentar.
 
Divaneide Basílio também destacou a importância de compor a bancada de mulheres na Frente Parlamentar da Mulher: “Quero me somar à Frente Parlamentar, que terá um papel fundamental na sociedade, de enfrentar todos os tipos de violência, de pensar o lugar e a participação e ampliação da participação das mulheres. Eu e a deputada Teresinha Maia chegamos com esse olhar e quero dizer que tem mais mulheres na Assembleia Legislativa e queremos fazer com que as potiguares se sintam parte dessa caminhada. Somos cinco parlamentares e seremos mais, porque traremos mais mulheres e daremos voz a todas”, disse a deputada.
 
A parlamentar também citou a pauta da nutrição e segurança alimentar, um debate que seu mandato como vereadora de Natal já defendia e sobre o qual pretende criar uma Frente Parlamentar no Legislativo estadual. Ao final, agradeceu aos deputados que já subscreveram seu requerimento para a criação desta Frente.