Câmara de Natal outorga cidadania a uma das primeiras conselheiras tutelares da cidade

 


A Câmara Municipal entregou, nesta terça-feira (06), Título de Cidadã Natalense à servidora pública municipal Fabíola Andréa Leite de Paula, que integrou a primeira equipe de conselheiros tutelares da cidade. A proposição da concessão da honraria foi da vereadora Divaneide Basílio (PT).

“Fabíola é uma referência na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Mais que isso, é uma mulher plural, que defende os direitos sociais. Ela já é uma potiguar, e, hoje, esta Casa apenas efetiva a condição que ela mesma conquistou, e o povo de Natal já reconhece a ela, que é a condição de cidadã da cidade que ela escolheu”, disse a vereadora, sobre a homenageada que nasceu em Recife/PE, mas mudou-se para Natal com apenas nove anos de idade, por decisão da mãe, Zenaide Leite de Paula, que buscava “um lugar ideal para viver”. 

Graduada em Economia, Fabíola Andréa Leite de Paula também se qualificou sanitarista, com especialização em serviços de saúde, pela UNAER, e especialista em Aspectos Sociais e Jurídicos na Infância e na Juventude, pela UFRN; além de qualificações nas áreas de Educação Popular, agravos da Adolescência e Saúde Prisional. Com extenso currículo, a servidora ocupou vários cargos de coordenação e direção na Secretaria Municipal de Saúde e foi presidente do Conselho Regional de Economia, em três mandatos, além da atuação como conselheira tutelar e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Sempre quis receber o Título de Cidadã Natalense, pois o recebo como o reconhecimento da cidade ao meu trabalho”, comemorou a homenageada.

A diretora da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), Sayonara Dias, representou o Governo do Estado na solenidade e considerou um importante momento de reconhecimento da trajetória da homenageada, ressaltando a militância de Fabíola Andréa Leite de Paula pelos direitos das crianças e adolescentes. “Por tudo o que fez, ela é merecedora desta homenagem”, disse.

O promotor de Justiça Manoel Onofre Neto também prestigiou a sessão solene. “Atuando na Promotoria da Infância e da Juventude, conheço o trabalho sempre diligente, proativo e participativo de Fabíola, que, pelos serviços prestados a Natal como conselheira tutelar e servidora pública municipal, é merecedora dessa honraria”, testemunhou.