Balseiro e instrutor de Muay Thai em Barra do Rio ensina crianças luta marcial tailandesa

 


Reportagem de Adriano Henrique

Muay Thai é uma luta marcial tailandesa, conhecida como a “luta das 8 armas”

        O balseiro e instrutor de Muay Thai, José Eudes Farias da Silva, morador de Barra do Rio, começou a treinar como forma de terapia para combater suas crises de ansiedade, hoje, como instrutor, poder estar ajudando outras crianças e adolescentes, passando todos os ensinamentos com hierarquia e disciplina que a arte marcial tem para  oferecer.

      José Eudes acorda todas manhãs às 04:40 para trabalhar na balsa que liga os turistas e potiguares, na praia de Genipabu, a Barra do Rio. Ele faz seu trajeto de casa para o trabalho caminhando, seu expediente finaliza às 17:00, vai prestar contas, retorna para casa, toma um banho, faz um lanche rápido e segue para a Escola Municipal Isaías Lopes, onde desenvolve um projeto de responsabilidade social. Ele começou  ensinando as crianças no horário do treino e seu professor André Oliveira, vendo seu desempenho o incentivou a começar uma turma sob sua supervisão.

     O Muay Thai ao  longo de sua história, a Tailândia sofreu inúmeros ataques e invasões de inimigos. Para lutar contra essas investidas, os tailandeses começaram a desenvolver técnicas de luta que dariam origem ao Muay Thai. Era praticado pelo exército e os lutadores obtinham reconhecimento social por dominar a técnica. Os reis tailandeses incentivavam e até mesmo, praticavam a arte marcial. Um dos nomes mais famosos do Muay Thai é Nai Khanom Tom, que havia sido capturado pelos birmaneses quando estes invadiram o território tailandês. Nai Khanom Tom foi desafiado a lutar contra os birmaneses e, com desempenho magnífico, venceu diversas lutas seguidas, ganhando reconhecimento e tornando-se o “pai do Muay Thai”. Outro nome importante do Muay Thai foi o rei Pra Chao Sua, que governou no início do século XVIII. Ele era um entusiasta da luta e um exímio lutador.

     O Muay Thai é uma luta marcial tailandesa, conhecida como a “luta das 8 armas”. Essas armas são as partes do corpo utilizadas nos golpes: dois cotovelos, dois punhos, dois joelhos e a combinação das duas canelas e dos dois pés. Também chamado de thai boxe ou boxe tailandês, o Muay Thai utiliza socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e técnicas de esquiva e proteção. O Muay Thai surge como uma técnica de defesa e de guerra, desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos. Essa luta se difundiu na Tailândia e, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Hoje o Muay Thai tem adeptos no mundo todo e em 2016 tornou-se um esporte olímpico.