Amaury Júnior lança primeiro livro infantil “Quando Eu Crescer” pela editora Idearte

 


Jornalista, escritor, produtor e gestor cultural, Amaury Júnior lançou pela Editora Idearte o seu mais novo livro, “Quando Eu Crescer”. A obra aborda temas como dúvidas e melancolia infantil. Uma história atual e, ao mesmo, tempo universal, que permite espaço para conversar com as crianças sobre sentimentos e emoções.

O livro é um convite à reflexão sobre as pressões que, algumas vezes, as crianças recebem em relação ao seu futuro profissional e pessoal. Na história, Marcelinho é um garoto amoroso, inteligente e cheio de ideias; considera-se muito corajoso e, ao mesmo tempo, frágil.

Em entrevista ao NOVO Notícias, o autor conta um pouco sobre as inspirações para o livro e os motivos que o levaram a entrar no universo da literatura infantil.


NOVO – Você é jornalista, produtor e gestor cultural, por que, diante de tantas “ocupações”, se tornar escritor?

AMAURY JR – Na verdade, escrever veio primeiro do que tudo. Eu sempre amei escrever. A comunicação sempre esteve pulsando dentro de mim e me auxiliou não somente quando atuei no jornalismo, mas, também na produção cultural. Escrevo pra desabafar, o que meu coração fala, publico o que minha alma pede, clama. Sempre li muito, de tudo, desde criança. Por isso sempre tive o sonho de ter uma livraria. Este é meu segundo livro publicado como autor, tenho mais dois prontos que lançarei no próximo ano. Como editor, tenho mais de cinco livros.


NOVO – E por que escrever para o público infantil?

AJ – Eu escrevi esse livro aos 14 anos de idade, ficou guardando por 21 anos, até sua publicação. Quem conhece a minha história sabe da minha relação com o público infantil através da produção cultural. Durante a pandemia senti vontade de lançar. Daí nasceu também a Editora Idearte, que em menos de um ano já conta com cinco livros lançados e mais três em produção. E não vamos parar por aí. Em 2023 meu projeto é expandir ainda mais o mercado literário potiguar.


NOVO – A paternidade influenciou nessa decisão?

AJ – Totalmente, sem dúvida alguma. Meus filhos são meus maiores incentivadores e inspirações, motivo e propósito de tudo o que sou e faço nesse planeta. É pra eles e por eles tudo. Existe um Amaury antes e depois dos filhos. Entendi o real sentido da vida. Quando meu caçula (Amaury Terceiro) nasceu em 2021 é que tomei a decisão de voltar a publicar.


NOVO – Qual foi a sua inspiração para esse livro? Já pensa em lançar outros em breve?

AJ – Essa obra parece um pouco autobiográfica, mas, não é bem assim. Tem uma leve inspiração, mas, também é um pouco da realidade de várias crianças e jovens pelo mundo afora. Suas dúvidas e angústias da pressão de ter que saber o que quer ser quando crescer. De não puder errar. De não desapontar os pais. Não podemos ter compromisso com o erro. E, em 2023, já estou preparando o novo livro infantil “A Ópera da Formiguinha”.


Com informações do Novo Notícias