POETAS COMEMORAM OS 195 ANOS DO NASCIMENTO DE LOURIVAL AÇUCENA EM NATAL
Tido como o primeiro poeta potiguar por diversos pesquisadores, historiadores e escritores entre eles Henrique Castriciano e Câmara Cascudo que foram os primeiros a divulgarem o poeta, o selo editorial Giro promove um evento de celebração dos 195 anos de nascimento de Lourival Açucena.
O evento que é gratuito acontece no próximo sábado, dia 19 de novembro, das 17h às 21h, no espaço Goodala Burguer e é composto da I Feira Literária Cirandar, com a participação de mais de 30 poetas, artistas e escritores, entre eles (Jeanne Araújo, Marina Rabelo, Thiago Medeiros, Anchella Monte, Clarissa Torres, Civone Medeiros, Renata Marques, André Tessaro Pelinser. Araceli Sobreira, Rosa Régis, Telma Rodrigues, Jean Sartief, Eugenio Oliveira, Lucas Der Leyweer, Drika Duarte, Mulherio das Letras de Nísia Floresta, Mulherio das Letras Zila Mamede, Rejane Souza, José de Castro, Ana Souza, Gessyka Santos, Gonzaga Neto, Cefas Carvalho, Cristal e Leander Moura, Kalina Paiva, Mário Rasec, Michelle Ferret, Cadu Araújo, MST, Ana mendes, Regina Azevedo, Lúcia Eneida, Assum Preto, Cellina Muniz, entre outros).
Durante a feira serão lançados uma revista literária e um mini documentário sobre o poeta Lourival Açucena recheado de entrevistas interessantes com pesquisadores, historiadores e uma de suas tetranetas, Eneida Ferreira que também é poeta.
A feira Cirandar tem o apoio do Edital Sebrae de Economia Criativa 2022. Haverá lançamentos de livros, relançamentos, recitais e um show musical com o talentoso Luiz Gadelha que já vem desenvolvendo um trabalho autoral magnífico e também tem gravado muitos poetas.
Lourival Açucena
“Ele nasceu no período imperial brasileiro, em 1827, entrou pela República e viu algumas transformações da cidade do Natal. Conhecia todos os políticos. Estudou na primeira fase do colégio Atheneu e ao sair empregou-se nos correios. Paralelo a carreira de funcionário público exercia a de poeta, boêmio e seresteiro. Era famoso na Natal daquela época, mas também um homem simples, devoto religioso o que não impedia de ser namorador. Teve inúmeras namoradas, 3 casamentos que constam como “oficiais” e uma leva de 32 filhos. Morreu em pobreza grave, ignorado por uma nova época e costumes que lhe pesavam sobre seus olhos já tristes e alma livre.” Disse Jean Sartief que atualmente escreve um livro sobre o bardo. Chegou ao cargo de Oficial Maior e também recebeu a patente de capitão. Foi ator, músico e compositor sem deixar livros publicados. Câmara Cascudo com ajuda de um de seus filhos, Professor Joaquim (o Panqueca) reuniu em livro intitulado VERSOS os poemas do desbravador da poética potiguar, Lourival Açucena.
Documentário
Os documentários farão parte de uma web série que pretende dar um panorama da poesia potiguar desde Lourival Açucena. Nesse sentido, o documentário de estreia é sobre o homenageado. Participam: Cláudio Galvão, Maiara Gonçalves, Vicente Serejo, Eneida Ferreira, Prof. Luiz Medeiros, Cassiano Arruda, Abimael Silva, Tarcísio Gurgel, Marcus Victor, entre outros.
Revista Literária-poética-visual Cirandar
Neste primeiro número da Revista literária-poética-visual Lourival Açucena também é o homenageado. A historiadora Maiara Gonçalves nos presenteia com um artigo maravilhoso. O professor Helder Macedo conta-nos a sua experiência de inserir poesias/livros/poetas potiguares na sala de aula. Uma verdadeira ciranda poética acontece na revista com indicações de artistas e tem também a arte de Filipe Anjo.