Jussara Sales recebe recenseador do IBGE em sua residência: "importante que todos participem"

 


A prefeita Jussara Sales recebeu, em sua residência, na manhã desta segunda-feira, 31, uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para responder ao questionário do Censo 2022. O Censo é a principal ferramenta de conhecimento da demografia e das mudanças da população. Jussara Sales divulgou sua participação no Censo como forma de estimular a população a recepcionar os recenseadores e fornecer as informações.

"Vamos receber o recenseador do IBGE em nossas casas, isso informará a situação de todo o Brasil, aos órgãos competentes. Em Extremoz a situação ainda é mais delicada, temos em média 29 mil habitantes contabilizados nesses órgãos e na verdade temos em média 70 mil habitantes de fato. Temos um dos maiores déficit habitacional em termos de estatísticas, são mais de 30 mil pessoas que não existem em nossos sistemas e assim não recebemos recursos para essa população. Quem paga essa conta? O cidadão que está cadastrado, pois precisamos dividir o recurso de 29 mil habitantes de direito, para os 70 mil que existem de fato. É a grande oportunidade de atualizar a situação da nossa cidade, só depende de você, lembrando que o senso só é realizado a cada 10 anos", escreveu a prefeita em suas redes sociais. 

O Censo deverá mostrar um raio-x do Brasil pós-pandemia. O país é signatário de convenções internacionais de estatística que padronizam e garantem a segurança de processos de coleta de dados em massa. Ao contrário de outras pesquisas, o Censo não é feito por amostragem. É feito em todas as residências. Segundo o IBGE, são 80 milhões de lares no Brasil. 

São dois tipos distintos de questionário: o simples e o completo. Em cada 10 entrevistas, 9 são do questionário básico e um mais longo. Através do questionário maior, o IBGE traçará um perfil muito detalhado de todos os municípios brasileiros. “Faço um apelo para que os Extremozenses abram suas suas portas e respondam ao questionário do Censo. É confiável e sigiloso”, reiterou a prefeita de Extremoz.