Varíola dos macacos: 14 casos são confirmados no RN

 

Foto: Reprodução/Getty Images

O Rio Grande do Norte possui 14 casos confirmados de varíola dos macacos, a informação consta no mais recente relatório da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgado nesta sexta-feira (19). Dos 14 casos, 9 são em Natal, 4 em Parnamirim e 1 no município de Mossoró. Todos os pacientes são homens.

Sete casos são de homens de 40 a 49 anos, quatro casos entre as faixas de 30 e 39 anos, um caso entre as idades de 10 a 19 anos; um caso entre 20 a 29; e um caso entre homens de 50 a 59 anos de idade. O estado também contabilizou 59 casos suspeitos, 23 descartados e quatro estão sendo avaliados como provavéis.

A doença

Segundo o Ministério da Saúde a principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem: Erupções cutânea ou lesões de pele; adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas); febre; dores no corpo; dor de cabeça; calafrio e fraqueza.