Defensoria Pública do RN realiza segunda (22) mutirão para retificação de registros civis de indígenas

 


 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) realiza nesta segunda-feira (22) um mutirão para a retificação de registros civis de indígenas. A ação irá permitir a inclusão das informações de origem e etnia no documento e será realizada a partir das 9h, na comunidade Amarelão, zona rural de João Câmara,

 

A comunidade do Amarelão possui aproximadamente 300 famílias, totalizando 1.100 pessoas, em sua maioria de origem indígena “Mendonça”. Durante a ação, defensores e defensoras irão ofertar orientação jurídica para aqueles que desejarem incluir em seu registro civil as informações sobre sua origem e etnia, sendo esta última lançada na condição de sobrenome.

 

A retificação do registro civil nesses casos é regulamentada por uma Resolução Conjunta Nº 03/2012 - CNJ/CNMP. De acordo com o documento, o indígena já registrado no Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais poderá solicitar, na forma do art. 57 da Lei Nº 6.015/73, pela via judicial, a retificação do seu assento de nascimento, pessoalmente ou por representante legal, para inclusão das informações constantes do art. 2º, “caput” e § 1º.