Projeto sociocultural "Cores que Tocam" promove arte, cultura e bem-estar para o público interno do GACC/RN

 


Em março de 2022, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC/RN deu início ao projeto sociocultural “Cores que Tocam”, com o objetivo de promover o acesso à arte e ao bem-estar para toda a comunidade interna da Instituição. Desde o início do projeto estão sendo ofertadas oficinas de musicalização e de pintura voltadas para as crianças assistidas e seus familiares, e atendimentos terapêuticos voltados para os funcionários e estagiários do GACC/RN.

A atuação da arte-educadora Rafaela Brito na instituição inspirou e motivou a execução do projeto “Cores que tocam”, como desdobramento do trabalho que já vinha sendo realizado. As aulas de artes, com ênfase na música, desenho e pintura, aconteciam no GACC/RN com o objetivo inicial de fomentar os talentos dos assistidos. No entanto, essas vivências geraram impactos positivos tão significativos que o GACC/RN buscou parcerias para transformar o trabalho já realizado em um projeto mais abrangente e com foco no desenvolvimento humano. 

As oficinas de musicalização e de pintura estão sendo ministradas pela arte-educadora Rafaela Brito e, a partir do segundo semestre, contarão com a participação de artistas convidados, que contribuirão com o trabalho que já vem sendo realizado. As oficinas de artes acontecem semanalmente, nas terças e quintas, das 9h às 17h, na sede do GACC/RN. Outra novidade do projeto para o segundo semestre é a inauguração da sala “Cores que Tocam”, um espaço destinado às aulas de artes, que até então acontecem na brinquedoteca da instituição.

Além da proposta de arteterapia, através da música e das artes visuais, o projeto inseriu a prática de aromaterapia com as crianças e seus familiares. Em roda, os participantes compartilham como estão se sentindo e é a partir destes relatos e do conhecimento sobre os benefícios de cada óleo aromático que a prática é conduzida. Os benefícios e efeitos terapêuticos da aromaterapia somados às práticas de musicalização e pintura, auxiliam na promoção do relaxamento e podem estimular a alegria, a partir do uso do óleo de laranja doce; reduzir dores e fadigas musculares, com o uso do óleo de alecrim; controlar o estresse e a ansiedade, com o uso do óleo de lavanda; dentre vários outros benefícios. Para a arte-educadora Rafaela Brito, “a aromaterapia atua diretamente na potencialização das defesas naturais do corpo, sendo uma ferramenta extremamente eficaz utilizada nas oficinas do projeto Cores que Tocam, contribuindo para o tratamento das emoções das crianças e seus acompanhantes”.

Já para os funcionários e estagiários do GACC/RN, o projeto “Cores que Tocam” tem promovido a ação “Permita-se”, que consiste em atendimentos individuais com práticas terapêuticas como meditação, aromaterapia e arteterapia, conduzidos pela facilitadora Isis de Castro. Apesar do público-alvo desta ação ser o grupo de funcionários e estagiários do GACC/RN, também são atendidos alguns familiares que buscam o serviço. Os atendimentos acontecem nas terças, das 8h às 17h, na sede do GACC/RN. A partir do segundo semestre, serão ofertados atendimentos coletivos, conduzidos pela facilitadora Juliana Furtado.

As atividades terapêuticas voltadas para a equipe do GACC/RN contribuem para a promoção do bem estar e para a ampliação do acesso à arte como ferramenta de autoconhecimento. Esta iniciativa é uma maneira de cuidar daqueles que se dedicam diariamente ao pleno funcionamento desta instituição de missão tão importante. "É uma imensa satisfação e uma grande conquista sermos contemplados por esse edital, que tem uma proposta tão sensível e amorosa estendida ao nosso ciclo de colaboradores e voluntários. Afinal, contamos muito com eles e é fundamental retribuir essa atenção de forma carinhosa”, reitera Natividade Passos, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do GACC-RN. 

Além das atividades artísticas e terapêuticas em execução, o projeto impulsionou algumas intervenções no espaço físico do GACC/RN, que resultou na criação de um espaço de convivência para as crianças e suas famílias, ampliando a integração entre as famílias atendidas e na organização da Galeria Cores que Tocam, com a exposição das telas pintadas pelas crianças assistidas. Em breve, todas as telas estarão expostas também numa versão virtual da Galeria, onde o público poderá apreciar e adquirir as peças.

Todas essas ações estão sendo acompanhadas de perto pela equipe da TV GACC, que está trabalhando na produção dos conteúdos que estarão disponíveis no canal do YouTube da TV GACC, dentro dos quadros #Criativos, Papo Web e Conectando.

O projeto “Cores que Tocam” do GACC/RN está sendo realizado com patrocínio da Prefeitura do Natal e da UNIMED Natal, através da Lei de Incentivo Djalma Maranhão, com produção da Guria Produtora, apoio do Festival Camomila e realização do GACC/RN e da Cores que Tocam Produções.

SERVIÇO

Oficinas de Musicalização e Pintura

Periodicidade: semanalmente (terças e quintas)

Horário: 9h às 17h.

Local: GACC/RN.

Público-alvo: crianças assistidas pelo GACC/RN e familiares.

Atendimento Terapêutico

Periodicidade: semanalmente (terças)

Horário: 8h às 17h

Local: GACC/RN.

Público-alvo: funcionários e estagiários do GACC/RN