Julho das Pretas no Centro Histórico de Natal nesta quinta (28)

 


O Projeto Julho das Pretas acontece nesta quinta, 28 de julho, no espaço do Studio Aruandê e na Praça Pe. João Maria no centro Histórico, a celebração alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao dia de Teresa de Benguela com ações de formação artística e de afroempreendedorismo para capacitar mulheres de rua e jovens em situação de vulnerabilidade social através de oficinas, palestras, ações sociais e programação musical.

Finalizando a programação festejando o Dia da Mulher Preta com show do ASÈ DELAS grupo formado por três importantes mulheres negras da cidade do Natal, que recebera outras artistas negras para participações especiais. O projeto é contemplado no Edital Espaços do Centro Histórico da Prefeitura do Natal e no Edital da Economia Criativa do Sebrae RN

O Julho das Pretas é realizado em todo o país e em 2022 tem como  tema Mulheres Negras no poder, construindo o bem viver. “Lembremos da líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência da comunidade negra e indígena, que representava, enfrentando a escravidão por mais de 20 anos. Em seu nome e de tantas mulheres que foram e são importantes para nossa história, é que também seguimos.’’ Pretta Soul, rapper, trancista e organizadora do Julho das Pretas na Praça Pe. João Maria e Studio Aruandê no Centro Histórico de Natal.

‘’O Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista, misógina, machista, e nos faz refletir sobre a vida dessas mulheres.’’

 

Show musical de celebração ao Julho das Pretas com o Asè Delas, grupo formado pelas cantoras Pretta Soul, Iyalê e Analuh Soares

 

Projeto criado em 2021, Asè Delas é formado por cantoras negras atuantes no cenário musical de Natal. A proposta é celebrar a ancestralidade negra na música brasileira e difundir os trabalhos autorais realizados pelas artistas nas diversas cenas musicais da capital potiguar, homenageando vozes negras de diferentes gerações do Brasil e da diáspora.

Com a proposta de explorar o universo vasto da musicalidade negra brasileira, o show conta com canções da cultura popular, e de artistas como Elza Soares, Bloco Afro Ilê Aiyê e composições das próprias cantoras, o nome Asè Delas faz referência ao termo Yorubá “Asè” que significa a boa energia e o princípio vital da existência, o ASÈ DELAS traz a potência da mulher negra na música ocupando o lugar de destaque relegado a elas historicamente.  O show terá as participações especiais de Vic Kabulosa, Sâmela Ramos e Sister Mika Black. Abertura acontece com show da Alê DuBlack, artista de Areia Branca.

             

Oficinas e Rodas de Conversa:

 

Mulheres Negras no Afroempreendedorismo Potyguar.

 

Conteúdo para a capacitação da Mulher Negra Empreendedora e ações sociais e artísticas voltada para as mulheres de rua e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Trançando Palavras: do Hip Hop as Tranças.

 

Palestra ministrada pela Pretta Soul no estúdio Aruandê compondo a programação do Julho das Pretas onde ela compartilha experiências vividas em sua jornada na música rap e na arte de trançar.

 

Turbante: Beleza, cultura e Ancestralidade

Através oficinas de turbantes e dos penteados afro buscar uma maneira importante de manifestar beleza e identidade cultural. O objetivo principal é formar novos Empreendedores Afro, levando o conhecimento teórico e prático sobre turbantes, tranças africanas, entre várias dicas de técnicas e penteados afro, assim como orientações importantes sobre gestão financeira para quem quer abrir o seu espaço.

 

PROGRAMAÇÃO:

14:00  Abertura: Feira Afro

14:30  Roda de Conversa: Mulheres Negras no Afroempreendedorismo Potyguar 

15:45 Trançando Palavras: do Hip Hop as Tranças.

17:00 Turbante: Beleza, cultura e Ancestralidade

18:00 Rum Rumpí Lé: oficina e vivência.

 

SHOWS:

 

19:00 Alê Dublack

20:30 Asè Delas

Participações  Sister Mika Black, Sâmela Ramos e Vic Kabulosa

22:00 Encerramento