CHUVAS: Ações Governo do Estado atendem necessidades de abrigo, alimentação e saúde

 


Medidas orientam e apoiam competências dos municípios


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte dá continuidade às ações de apoio aos municípios no atendimento aos desabrigados e atingidos pelas fortes chuvas. Neste sábado (09), no município de Nova Cruz, na região Agreste, distante 107 quilômetros de Natal, autoridades estaduais sobrevoaram as margens nos trechos urbanos e periferia dos rios Curimataú e Bujari.

 

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagens, Sethas, Igarn e Defesa Civil Estadual trabalham nas áreas afetadas em auxílio e apoio à defesa civil municipal e secretarias de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Infraestrutura do município.

 

Coordenador da Defesa Civil em Nova Cruz, Ramon Duarte disse que duas escolas municipais tiveram as aulas suspensas para abrigar mais de 30 famílias que ficaram desalojadas. As áreas mais atingidas no centro do município são Campo Santo, Bujari, Lagoa de Serra e Lica Moreira. Na área rural há problemas com passagens molhadas comprometidas e famílias ilhadas, em nove comunidades, enfrentando situação crítica.

 

O Corpo de Bombeiro atua em Nova Cruz resgatando pessoas em áreas isoladas e levando mantimentos e medicamentos, utilizando barco, onde o acesso não é possível por vias terrestres. "Muitas pessoas estão desalojadas, muitas perderam toda a sua produção agrícola e até animais", considerou a secretária municipal de assistência social, Anajara Rodrigues.

 

Em Nova Cruz há grande preocupação com as águas que vêm da Paraíba, de rios e barragens que podem extrapolar a capacidade de contenção e essas águas chegarem em grande volume aos rios Bujari e Curimataú.

 

AÇÕES DO ESTADO EM APOIO AOS MUNICÍPIOS

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atua com efetivo de 25 profissionais e duas embarcações pneumáticas completas.

 

Nas áreas críticas de Nova Cruz e Canguaretama, a logística emprega equipes com cinco guarda-vidas e um bote inflável com motor de popa de 25hps.

 

A Defesa Civil Estadual trabalha com cinco equipes distribuídas nos municípios de Canguaretama, Nova Cruz, Pedro Velho, Montanhas, Goianinha e Parnamirim.

 

A Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) atual com 15 profissionais fazendo o levantamento das necessidades, definindo linhas de atendimento social e orientando as secretarias municipais sobre busca de famílias afetadas, concessão de benefícios sociais e assistências e transferência de renda em situações de calamidade.

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), juntamente com o Samu, atua com o plano de atendimento a catástrofe. Em ocorrência que envolva múltiplas vítimas é contingenciado maior número de viaturas, contando com apoio de outros serviços como Samu Natal e Bombeiros, além de serviços de ambulância local. Em caso de necessidade também será acionado o serviço aeromédico com o helicóptero Potiguar 01.

 

O atendimento é realizado através da central de regulação que destinará o quantitativo de viaturas necessárias. As viaturas irão transportar pacientes com classificação vermelha e amarela, sendo a verde direcionada para pronto atendimento municipal ou unidade básica de saúde.

 

SERVIÇO

 

Em caso de ocorrência, a população deve ligar para 190 ou 193 que a ocorrência será tratada no Centro de Operações de Segurança (Ciosp) e direcionada para os órgãos de segurança e defesa civil do estado, bem como para as instituições municípios. O serviço funciona 24 horas. 

 

Também está disponível o serviço gratuito de alertas de riscos e desastres naturais, pelo qual o cidadão potiguar recebe mensagens (SMS) de alertas no celular. Para se cadastrar basta enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) do município de interesse. O usuário receberá uma mensagem de confirmação dizendo que está apto a receber os alertas.