Instituto Histórico publicará resenhas de livros do RN na Tribuna do Norte


O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte iniciou sua terceira série de artigos para o jornal Tribuna do Norte, desta vez, trazendo o que anda em falta na imprensa cultural do RN: as resenhas de livros.

A nova produção dedica-se a resenhas de livros de autores potiguares. Dentre os títulos: Nomes da Terra de Câmara Cascudo; Notas para a História do Rio Grande do Norte, de Olavo de Medeiros Filho; e as Revistas do Instituto Histórico e da Academia Norte Rio-grandense de Letras. 

O patrimônio histórico, cultural e artístico é também tema de alguns dos livros resenhados como o trabalho pioneiro de Oswaldo de Souza sobre o patrimônio do Rio Grande do Norte; Hélio Galvão sobre a Fortaleza dos Reis Magos; e Dorian Gray Caldas sobre as Artes Plásticas do Rio Grande do Norte.

A série é organizada  por Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro, também autores de algumas das resenhas. Os textos são publicados aos domingos no caderno TN Família, seção Quadrantes da Tribuna do Norte. O material também será disponibilizado às segundas no blog do Instituto (ihgdorn.blogspot.com) e no perfil do Instagram da instituição (instagram.com/ihgdorn).

As revistas do IHGRN estão entre as obras utilizadas na terceira série. (Foto: Maria Simões)

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.