Bolsonaro quer CPI para investigar presidente e conselho da Petrobras

 


O presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornalista Bruno Giovanni, do Blog do BG, no início da tarde desta sexta-feira (17), mostrou mais uma vez o seu descontentamento com a gestão da Petrobras, e está propondo aos seus aliados no Congresso Nacional, a abertura de uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a estatal e sua gestão administrativa, pois, segundo o presidente, é inconcebível a empresa ter tanto lucro e impor reajustes para o combustível “lá em cima”.

O presidente disse que conversou, já nesta tarde, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e que este já está reunido com líderes partidários para tratar da possibilidade de abertura da CPI.

“Conversei há poucos minutos com o Arthur Lira, e ele está, neste momento, reunido com líderes partidários e a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal, porque nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque é inconcebível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do executivo nacional falou sobre o mais recente reajuste, anunciado pela Petrobras na manhã de hoje (17), que aumentou o valor da gasolina em 5,2% e do diesel em 14,2%. Para ele, isso significa uma traição dos diretores da estatal.

“Traição para o povo brasileiro. O presidente da Petrobras, os diretores e seu conselho traíram o povo brasileiro”, disse o presidente, que explicou ainda que a petrolífera brasileira lucra cerca de seis vezes mais que a média das empresas produtoras de petróleo no mundo todo, sendo só no primeiro trimestre deste ano, um lucro de R$ 44 bilhões.

O presidente ainda citou a Lei 13.303, conhecida como Lei das Estatais, acusando a Petrobras de não cumprir o seu papel social, determinado pelo texto legal. “É previsto na lei das estatais que ela tem que ter um fim social, e ela não se preocupa com o social, se preocupa apenas com o lucro”, disse Bolsonaro, ao criticar a gestão da Petrobras.