Procissão de Nossa Senhora de Fátima é retomada com a participação da governadora


 As festividades realizadas pela Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima foram encerradas neste domingo (15)

 

Realizada há 17 anos pela Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, a tradicional procissão aconteceu neste domingo, 15, após dois anos sem celebração presencial, encerrando as festividades iniciadas em 1o de maio. Com a presença da governadora Fátima Bezerra, devotos seguiram pelas ruas do Parque das Dunas, bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada missa campal.

 

“Como devota de Nossa Senhora de Fátima, não poderia deixar de participar desse momento. Além de agradecer às suas bençãos, que possamos renovar a nossa fé, com saúde, paz, esperança e afeto para continuarmos lutando por dias melhores para o Rio Grande do Norte e para todo o país”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

 

Marcada pela emoção dos fiéis em seus agradecimentos, o padre João Maria do Nascimento, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, agradeceu a presença da governadora.  “Eu queria muito esse momento em que a governadora, que tem o nome de Fátima, pudesse conhecer todo o projeto.  Seja muito bem-vinda”, comemorou.

 

Nos dois anos de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades da festa tiveram que ser adaptadas de acordo com os decretos estaduais e protocolos de biossegurança. Durante esse tempo, as missas aconteceram com restrições.

 

“Muito feliz de poder estar aqui, de forma presencial, para expressar minha devoção  à Nossa Senhora de Fátima, que durante esses dois anos de isolamento nos acolheu e intercedeu por nós. E mais alegre ainda por fazer essa caminhada ao lado da governadora”, afirmou Maria do Socorro, de 58 anos, que há 10 anos participa das procissões no bairro.

 

Paróquia

 

O Santuário celebra todo dia 13 de cada mês uma missa devocional à Nossa Senhora de Fátima, uma tradição que vem desde a sua fundação.

 

Na paróquia está sendo construída uma réplica da capelinha das aparições, com todas as medidas da original que está no Santuário de Fátima em Portugal.

 

A réplica da Igreja das Aparições é a segunda no mundo, a outra está no Rio de Janeiro.

 

O projeto visa transformar a zona norte da cidade em um centro do turismo religioso, onde as pessoas que não podem ir à Portugal possam vir e se sentir em Fátima.

 

História

 

A celebração de Nossa Senhora de Fátima acontece em um dia 13 de maio, porque segundo os registros da Igreja Católica foi nesta data que aconteceu a primeira aparição da Santa, em Portugal, no ano de 1917, para três pequenos pastores na cidade de Fátima.

 

Na segunda aparição, em 13 de junho, os pastores não estavam sozinhos – mais 50 pessoas queriam ver a Virgem. Na terceira vez, eram duas mil, e a devoção foi crescendo, principalmente após o dia do “milagre do sol”, quando mais de 50 mil pessoas viram, aterrorizadas, o sol fazer zigue-zague sobre eles, em 13 de outubro daquele ano.