Bolsonaro chama Elon Musk de “mito da liberdade” em evento

 


Em discurso ao lado de Elon Musk nesta sexta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (PL) descreveu o magnata como “mito da liberdade” e elogiou sua atitude de comprar o Twitter. De acordo com o chefe do Executivo, a “liberdade é a semente do futuro”.

– O mais importante da presença dele [Elon Musk] é algo que é imaterial. Hoje em dia, poderíamos chamá-lo de mito da liberdade. É aquilo que nos fará falta para qualquer coisa que porventura possamos pensar no futuro. E um exemplo disso, que ele nos deu há poucos dias, quando se anunciou a compra do Twitter, para nós aqui foi como um sopro de esperança. O mundo todo passa por pessoas que têm a vontade de roubar a liberdade de todos nós, e a liberdade é a semente do futuro – pontuou o presidente brasileiro.

O encontro ocorreu no Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, São Paulo, e reuniu políticos e empresários. Na ocasião, Bolsonaro condecorou o bilionário com a medalha Ordem do Mérito da Defesa, insígnia que homenageia “personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes”.

A vinda do CEO da Tesla e fundador da SpaceX ao Brasil foi promovida pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. O objetivo principal é tratar da operação da Starlink em território brasileiro.

Segundo Musk anunciou nesta sexta, a rede de satélites da empresa irá fornecer conexão para 19 mil escolas brasileiras e monitorar o desmatamento ilegal na Amazônia via satélite.

No evento, o líder do Planalto afirmou que o monitoramento poderá ajudar a mostrar a “realidade” sobre a região. Ele ainda voltou a citar o versículo que adotou durante sua campanha presidencial em 2018, registrado em João 8:32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

– A questão da Amazônia para nós é muito importante. Nós pretendemos e precisamos, e contamos com o Elon Musk, para que a Amazônia seja conhecida por todos no Brasil e no mundo. Mostrar a exuberância dessa região, como ela é preservada por nós e quanto malefício causam para nós aqueles que difundem mentiras sobre essa região – assinalou Bolsonaro.

A conexão oferecida pela Starlink envia suas informações através do vácuo espacial e, por isso, chega com mais rapidez que no caso de companhias que utilizam o sistema de fibra ótica. Essa tecnologia permite que a internet alcance locais menos acessíveis.

Além de Fábio Faria, estiveram presentes na reunião os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Carlos França (Relações Exteriores), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan e Alberto Leite, da FS Security, também marcaram presença.