São Gonçalo do Amarante tem I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

 


Com o tema “enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós” foi realizada, nesta quarta-feira (27), no auditório do IFRN – Campus São Gonçalo, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial – I COMPIR.

O encontro, promovido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), busca estimular o debate e propor alternativas na política de promoção da igualdade racial, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito, racismo e intolerância religiosa, colaborando para o desenvolvimento humano e social do município.

Segundo Babá Ivângelo Ajalê, coordenador municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, este é um momento histórico para o município. “São Gonçalo é berço da cultura popular e também lar dos povos originários e de matrizes africanas, quilombolas, ribeirinhos, pesqueiros, extrativistas minerais; dentre tantos outros que enriquecem e fortalecem nossa história. A COMPIR, que está em sua primeira edição, busca assegurar a preservação, a dignidade e os direitos sociais dos cidadãos, além de contribuir com propostas para o Plano Municipal de Igualdade Racial”, afirma.