Livro potiguar fenômeno nacional é lançado em Natal neste domingo (3)

 


A dor e a delícia de ser um adolescente no interior do Rio Grande do Norte em meio aos anos 2000 guiam os traços da curraisnovense Luiza de Souza pelas páginas da história em quadrinhos Arlindo, livro que será lançado em Natal no próximo domingo (3). O evento, que acontece das 13h às 16h no São Jogue (Praia Shopping), contará com tarde de autógrafos, bate papo com a autora da HQ e ainda exibição do primeiro episódio da série documental sobre o processo criativo da obra.

Publicado pelo selo jovem da editora Companhia das Letras (Seguinte), o livro já vendeu mais de 10 mil exemplares e está em sua terceira impressão. A primeira tiragem da publicação foi viabilizada em financiamento coletivo na plataforma catarse, tendo arrecadado 385 mil reais em apenas 2 meses de campanha, sendo 85 mil só nas primeiras 24 horas, fechando a pré-venda com 455% da meta estipulada inicialmente e quebrando todos os recordes da plataforma na categoria de histórias em quadrinhos até então.

O livro conta a história de Arlindo Júnior, adolescente natural de Currais Novos, enquanto este vive todos os dramas, aventuras e descobertas que um jovem de 15 anos tem direito a viver. A história fala sobre amizades, primeiros amores, inseguranças e sobre não se sentir pertencente ao lugar onde se está.

Considerado um fenômeno nacional de vendas, Arlindo teve início no mundo virtual, sendo publicado em páginas semanais no Twitter da autora (@ilustralu), que hoje conta com mais de 50 mil seguidores. Divulgar a história em doses homeopáticas foi uma escolha calculada de Luiza, que se inspirou na teledramaturgia brasileira, sua grande paixão. Os episódios da HQ tinham dia e hora certos para aparecer na rede social, e a expectativa pela chegada da página da semana era o combustível para uma comunidade de #arlinders, que inclusive levaram a história em quadrinhos para os trending topics nacionais do Twitter.

A história de Arlindo e todo o processo criativo que o trouxe à vida são tema da série audiovisual documental Arlindo Sou Eu, dirigida por Camila Guerra em parceria com grandes talentos potiguares. O documentário retrata não só a visão da autora, como também de pessoas que direta ou indiretamente ajudaram no tecer da narrativa.

O primeiro episódio da série fala sobre a criação do roteiro e será exibido durante o evento do próximo domingo (3), na São Jogue, espaço localizado no Praia Shopping dedicado a jogos de tabuleiro. Na ocasião, serão vendidos livros e outros produtos da autora, que estará disponível para autógrafos. O lançamento acontece das 13h às 16h e contará ainda com bate papo entre Luiza de Souza e o escritor Aureliano, autor do romance potiguar Madame Xanadu.

A AUTORA

Luiza de Souza nasceu em Currais Novos no ano de 1992 e gosta de contar histórias com palavras e desenhos. É publicitária por formação e trabalha como ilustradora para as principais editoras e conglomerados de entretenimento do Brasil. Em 2014 publicou a história em quadrinhos Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos de forma independente, e em 2018 o livro ilustrado Os Monstros estão aqui, parceria com a escritora Beatriz Madruga. Suas criações podem ser encontradas nas mídias sociais sob o codinome @ilustralu.

SERVIÇO:

O que? Lançamento de Arlindo

Quando? Domingo (3) das 13h às 16h

Onde? São Jogue (Praia Shopping)