Instituto Histórico e Geográfico do RN comemora 120 anos e empossa nova Diretoria

 


O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte realizou ontem (29) solenidade comemorativa aos 120 anos da instituição, a posse da nova Diretoria, eleita para o triênio 2022-2025, e a posse de novos sócios. 

O evento teve início às 19h no auditório da sede da Ordem de Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN), em Natal.

O grupo UFRN Cellos apresentou duas peças instrumentais, executadas com a participação especial do violoncelista Gustavo Neiva Tavares, membro da Ópera de Oslo. Em seguida, o grupo executou o Hino Nacional Brasileiro. 

Encerrando sua gestão como presidente da instituição, Ormuz Barbalho proferiu seu discurso, empossou a nova Diretoria e passou o colar presidencial, simbolizando a representação máxima da instituição, a Joventina Simões, nova presidente.

O primeiro discurso oficial da presidente Joventina Simões destacou a presença feminina no IHGRN, tratou dos desafios da nova gestão e  da luta incansável em busca de investimentos. Sua fala também foi de agradecimento aos colaboradores que fizeram e fazem parte do Instituto. 

A solenidade conferiu, ainda, títulos de sócio. Honoris causa para a professora Maria de Fátima Bezerra; efetivo para Alexandre Cláudio de Oliveira Gurgel, Fábio Soren Presgrave, Flademir Gonçalves Dantas, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira, Joacir Rufino de Aquino, José Augusto de Freitas Sobrinho, José Marcelo Ferreira Costa, Kamisson Danyel de Azevedo Silva, Thiago Freire Costa de Melo e Tiago Nascimento Torres de Paula; benemérito para Álvaro Costa Dias, Antenor Roberto Soares de Medeiros, Gustavo Coelho Rosado e José Daniel Diniz Melo; e correspondente para Gustavo Neiva Tavares.

Para a realização do evento, o IHGRN contou com o imprescindível apoio das seguintes instituições: OAB/RN, Sebrae RN, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e grupo Gentil Negócios.

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completa 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.