Governo amplia acervo da Biblioteca Câmara Cascudo

Doação do Instituto Histórico e Geográfico agrega 1.700 títulos das áreas de História, Literatura, Geografia, Sociologia e Filosofia

A governadora Fátima Bezerra recebeu hoje em audiência o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Ormuz Simonetti, para oficializar a doação de 1.700 obras literárias que vão compor o acervo da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC). Em dezembro de 2021, o Governo reabriu a biblioteca que estava fechada havia 10 anos. O prédio recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões com recursos do programa Governo Cidadão que opera empréstimo feito ao Banco Mundial, contrapartida estadual através da Secretaria de Turismo e aporte do Ministério do Turismo.

"Nosso Governo concluiu investimento iniciado na gestão anterior na recuperação da estrutura física. A biblioteca é importante equipamento para a cultura e para a história e agora está sendo ampliada com esta doação”, afirmou a governadora, que recebeu o presidente do IHGRN acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista. O Governo aguarda a última parcela, no valor de R$ 600 mil, do aporte do Ministério do Turismo para instalação do mobiliário.

O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, destacou a importância da ampliação do acervo: "Teremos mais publicações disponibilizadas à população para leitura, pesquisas e estudos". O coordenador do livro, leitura e biblioteca da FJA, Ailton Medeiros, declarou que "a doação enriquece o acervo, até porque inclui vários categorias e estilos como romance, poesia e ensaios representativos da cultura, da história, literatura, geografia e sociologia norte-rio-grandenses." 

A BECC também vai receber nos próximos dias outra doação feita pela professora Constância Duarte. São 350 livros de autores norte-rio-grandenses, incluindo exemplares raros. A própria doadora, que reside em Minas Gerais, vem ao RN fazer a entrega.

O Governo do Estado estuda apoio à reedição do livro "A praia da Pipa dos meus avós", de autoria de Ormuz Simonetti que conta a história do município de Tibau do Sul e de Pipa - desde a ocupação francesa até 2012 - em 480 páginas e 780 fotos. O livro está com edição esgotada e o autor renuncia aos direitos autorais. Se for possível viabilizar a reedição, o livro também será doado às escolas estaduais e como reforço às ações de turismo, já que Pipa é reconhecida como uma das dez praias mais belas do mundo.