Senac RN oferece certificação profissional gratuita para Auxiliar de Cozinha


Serão 24 vagas destinadas aos trabalhadores ou autônomos que possuem experiência comprovada de no mínimo dois anos na ocupação

O Senac RN lança, nesta quinta-feira (10), um novo processo seletivo do programa de Certificação por Competência, desta vez, com 24 vagas gratuitas para Auxiliar de Cozinha. Para participar, os interessados devem se inscrever no site http://psg2.rn.senac.br/, até o dia 10 de março. Esta iniciativa está inserida no Projeto Verena – acordo de cooperação internacional entre o Sistema Fecomércio RN e o governo do estado alemão da Renânia-Palatinado e executado pela Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier).

Baseado no Sistema Dual de Ensino da Alemanha, o programa de Certificação por Competência do Senac RN tem como foco avaliar trabalhadores que já contam com a experiência na área, mas que ainda não possuem uma certificação. O processo de avaliação contempla três etapas, sendo elas: um curso preparatório on-line de 12 horas para atualização das técnicas profissionais; uma prova teórica e uma prova prática, onde serão avaliados por uma banca formada por técnicos e empresários da área de gastronomia.

Podem participar trabalhadores e profissionais autônomos com dois anos de experiência comprovada na função de Auxiliar de Cozinha, maiores de 18 anos, com renda familiar mensal per capita até dois salários-mínimos federais. A vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e envio correto da documentação.

O diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, destaca a iniciativa como mais uma ação estratégica da instituição com foco em entregar ao mercado profissionais de excelência para uma das principais atividades econômicas do estado.

“O segmento da gastronomia está diretamente ligado ao setor de serviços e turismo, áreas que são as principais vias para movimentação econômica do RN, mas que foram duramente impactadas pela pandemia e ainda estão recuperando o fôlego. O Programa de Certificação por Competências beneficia tanto o trabalhador, que tem a técnica mas não tem formação, a obter maior reconhecimento profissional; como o empregador, pois é uma forma de contribuir para que o mesmo possa conhecer a mão de obra contratada,  avaliar o seu desempenho, além de contar com uma equipe certificada pelo Senac, uma instituição que é referência em educação profissional”, afirma.