Governo do RN investe na participação de artesãos na FIART

 



Com investimento de R$ 140 mil, a SETHAS, por meio do Programa Estadual do Artsanato do RN, participa da 27ª Fiart – Feira Internacional do Artesanato que prossegue até dia 06 de fevereiro no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

O investimento da SETHAS possibilita a participação de 140 artesãos na Feira, selecionados em edital. São 110 profissionais individuais, 10 organizações de artesãos que trabalham de forma autogestionária e 30 culinaristas e produtores de essências que representam a diversidade das tipologias do RN e dos municípios potiguares. 

Os investimentos no artesanato estão dentro das estratégias do Governo do Estado para o setor, aponta a secretária da SETHAS, Iris Oliveira. Ela dá como exemplo do fortalecimento proporcionado ao segmento no RN, a participação de artesãos do RN nas mais importantes feiras estaduais, como a Fiart, a Festa do Boi, a Brasil Mostra Brasil, e nacionais como Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte) de Olinda-PE,  Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília, Feira de Belo Horizonte, e outros eventos de menor porte.

Esse incentivo do Governo do Estado, em 2021, gerou uma receita de mais de R$ 290 mil em produtos comercializados para artesãos e entidades do artesanato potiguar devido à participação em feiras e eventos financiados pela SETHAS.

A recuperação econômica do setor, explica a secretária, está diretamente ligada  ao avanço da vacinação que foi mais expressiva a partir do segundo semestre de 2021. Eventos como a Fiart, ressalta, são momentos de esperança para o setor, um dos mais afetados dos pontos de vista econômico e social com a pandemia a partir de 2020.

A 27ª Fiart ocorre com todos os protocolos necessários para garantir o cumprimento das normas sanitárias em razão da pandemia como acesso ao pavilhão de exposição somente com apresentação do passaporte de vacina, além de medidas como a obrigatoriedade do uso de máscara, orientação para se manter o distanciamento, higienização das mãos com álcool 70º. Na parte externa do Centro de Convenções há um posto de vacinação disponível para toda a população.

Além da exposição do artesanato a Fiart tem apresentações culturais todos os dias a partir das 17h, além do Festival Parafolclore, de 02 a 05 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30.

 

ARTESÃS

Participar da maior feira de artesanato do Rio Grande do Norte, para um grupo de mulheres do interior poder mostrar seu trabalho, comercializar e conhecer outros artesãos faz abrir a mente para novos projetos. O testemunho é da artesã Érica Silmara, do Grupo Mulheres de Fibra (APAMI) de Vera Cruz. “Participar de um evento como este financiado pelo Governo do Estado não só nos empolga, nos estimula a trabalhar mais como faz com que o nosso produto seja melhorado por essas trocas entre os grupos e artesãos”, assinala.

De acordo com Érica Silmara, geralmente, os artesãos saem da Fiart com muitas ideias para novos produtos, aperfeiçoam técnicas: “O evento não serve só para comercializar produtos para o consumidor final. Serve também para trocar experiências com artesãos do estado inteiro e isso é extremamente importante”.

A artesã Aderdivânia Flávia, do Coletivo de Artesanato do Trairi, de Santa Cruz, destaca que o espaço que o Governo do Estado garante aos artesãos do RN para participar da Fiart é uma conquista. “Hoje estamos aqui, quem sabe no futuro, (nos tornemos) empreendedores?”, pergunta ela para quem o artesanato é um segmento profissional.

Maria de Lourdes, artesão da Associação do Artesanato Curraisnovense, comenta que a Fiart é o evento mais esperado do ano pelos profissionais do segmento. “ A gente espera o ano todo por essa Feira porque é uma maneira de nós mostrarmos os nossos trabalhos, a nossa arte e um pouco da nossa cultura”, complementa.

Para Maria de Lourdes participar da Fiart também é uma forma de interagir com outros artesãos e de suma importância para as vendas.