Consórcio Nordeste recomenda cancelamento de feriado de carnaval e proibição de festas privadas

 


O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda aos governantes estaduais e municipais da região, que os feriados de carnaval sejam cancelados e que as festas privadas sejam proibidas afim de evitar uma maior proliferação do novo coronavírus, que desde o surgimento da variante Ômicron tem voltado a se espalhar com maior intensidade, provocando uma maior procura dos serviços de saúde.

Por meio de comunicado divulgado nesta quinta-feira (3), o Consórcio Nordeste relembra que o cenário atual é completamente contrário às expectativas cultivadas até novembro passado, quando a pandemia parecia controlada e caminhar para o seu final. A mudança se deu em decorrência da aparição da variante Ômicron, que tem poder de transmissão pelo menos quatro vezes maior que a variante Delta.

A nova variante, identificada inicialmente na África do Sul, é responsável por uma guinada no número de casos no Brasil, que fez a média diária de óbitos saltar 566% em um mês, saindo de 98 para 653 mortes registradas nesta quarta-feira (2).

Tendo em vista esse quadro preocupante de acentuada piora no número de casos e óbitos e a incerteza com relação aos próximo dias, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste resolveu emitir algumas recomendações a Estados e Municípios, entre eles, o cancelamento dos feriados relacionados ao carnaval que deve ocorrer no fim deste mês e início de março.