Bolsonaro sobre brasileiros na Ucrânia: ‘Ninguém será deixado’

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou neste sábado (26) sobre a retirada de brasileiros do território ucraniano, que desde a última quinta-feira (24) foi invadido pela Rússia. Segundo o chefe do Executivo, cerca de 50 brasileiros já foram retirados das áreas de conflito para países vizinhos.

– Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres – detalhou.

Bolsonaro também destacou que duas aeronaves já foram disponibilizadas para eventual “missão de repatriação dos brasileiros que não conseguiram sair de território ucraniano” e fez questão de ressaltar que “ninguém será deixado para trás”.

– Mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás. Peço aos brasileiros em territórios conflagrados que mantenham-se firmes, sigam as diretrizes e nos reportem qualquer incidente. Sei das dificuldades, mas não pouparemos esforços para resolvê-las – escreveu.

O presidente ainda disse que o Itamaraty enviou uma missão para a fronteira da Romênia com a Ucrânia e tem coordenado a operação de evacuação de brasileiros por meio do contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, e criticou parte da imprensa que, segundo ele, “insiste em gerar ruído e em desinformar”.

– Infelizmente, mesmo em um momento sensível, em que estão em jogo vidas humanas, princípios inegociáveis das relações internacionais, e recursos importantes para a vida dos brasileiros, parte da imprensa insiste em gerar ruído e em desinformar os brasileiros em troca de cliques – completou.