As velhas figuras do RN aos domingos na Tribuna do Norte


O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte estreou mais uma série de artigos para o jornal Tribuna do Norte. As publicações fazem parte das comemorações dos 120 anos da instituição.

Desta vez, são as personagens que fizeram e foram parte da história, as nossas velhas figuras. Os retratados têm em comum o fato de povoar o acervo do Instituto em telas, bustos e relíquias.

Organizada por Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro, também autores, a nova série registra 25 nomes da história do Rio Grande do Norte e começou a ser veiculada em janeiro. 

Os artigos são publicados sempre aos domingos no caderno TN Família, seção Quadrantes e também disponibilizados às segundas no blog do Instituto (ihgdorn.blogspot.com) e no perfil do Instagram da instituição (instagram.com/ihgdorn).

Os perfilados

Entre os perfilados, nomes como o da escritora e educadora Isabel Gondim; da poeta Auta de Souza; do ex-governador do Estado e promotor do voto feminino no Brasil, Juvenal Lamartine; do advogado, jornalista e escritor Manoel Dantas; e do historiador Câmara Cascudo.

Colaboraram para pesquisa e redação dos artigos, além dos organizadores já mencionados, Daliana Cascudo, Jurandyr Navarro, Armando Holanda, Pedro Simões, Igor Oliveira, Francisco Galvão, Anderson Tavares e Francisco Martins.


Velhas Figuras

Velhas Figuras é o título de uma coleção publicada pelo Instituto com as afamadas Actas Diurna de Luís da Câmara Cascudo. Nelas, Cascudo se debruçava sobre o retrato de personalidades que fizeram parte da história. Agora, o Instituto recupera o título cascudiano e o emprega para apresentar as figuras que povoam seu acervo.


O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completará 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.