Após tragédia, extremozense se torna campeão e amigos fazem vaquinha para compra de prótese


Faça das Dificuldades Uma Motivação Para Vencer e Nunca Desista dos Seus Sonhos!

        Bicampeão Nordeste de futebol para amputados, Algreci Moreira da Silva, nascido no dia 26 de janeiro de 1974, em Japi, Rio Grande do Norte, veio morar em Genipabu em 1995. Na sua juventude sempre gostou de fazer atividades físicas e no dia 15 de dezembro de 2013 na avenida Pedro Vasconcelos, onde hoje encontramos o Atacarejo, quando o mesmo vinha do trabalho sentido Genipabu/Centro de Extremoz um carro bateu na traseira de sua bicicleta causando a perda de sua perna esquerda. No começo foi bem difícil para aceitar, mas com o incentivo de seu amigo Eder Jofre que já jogava futebol para amputados, decorrente de um acidente de moto, Algreci começou a jogar futebol para amputados no Aero Clube em Natal. Algreci conheceu o professor Joselito que faz aulas de funcional na praça do bairro Jardins de Extremoz e além do funcional foi incentivado para realizar corridas de rua. 

           Hoje o atleta Algreci já competiu em várias corridas de rua como desafios das praias e desafio oásis que exige um pouco mais de resistência. Com toda está força de vontade, sua amiga Gaby do funcional teve a ideia de fazer uma vaquinha on-line para a compra de uma prótese apropriada para corrida que custa em média quarenta e sete mil reais. Com esta prótese seus objetivos seriam alcançados: jogar no campeonato brasileiro para amputados e realizar o funcional com as duas pernas (todas as suas conquistas nos esportes foram conquistadas com o auxílio das muletas). Segue a baixo o link da vaquinha: http://vaka.me/2124747

         A realidade de grande parte dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil e no mundo revela poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade física regular. A prática de atividade física e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social.

Você Sabia?

O PRIMEIRO PARATLETA USOU UMA PERNA DE PAU. Foi em 1904. O ginasta alemão George Eyser competiu junto à equipe olímpica americana usando uma prótese de madeira para substituir sua perna direita, amputada após um atropelamento por um trem. Ele conquistou seis medalhas na Olimpíada de Verão de St. Louis em apenas um dia, sendo três ouros na ginástica artística.

Texto: Adriano Henrique de Araújo Lima

Fotos: Arquivo pessoal do atleta