Natalenses amanhecem em longa fila para atendimento em centro de enfrentamento às síndromes gripais

 


Os primeiros lugares na fila foram ocupados no fim da madrugada desta segunda-feira (17) no centro de enfrentamento às síndromes gripais aberto pela prefeitura no Cemure, no bairro Nazaré, na Zona Oeste de Natal. Antes da abertura do atendimento às 8h, a fila dava volta em torno do prédio.

Uma das primeiras pacientes a ser atendida, uma idosa de 98 anos, está há quatro dias com sintomas gripais e foi ao local levada por um vizinho, para tentar fazer um teste covid-19 e passar por um médico. Ela passou na frente de outros pacientes, por causa da prioridade.

Os primeiros pacientes na fila chegaram antes das 5h. Pessoas que trabalham diariamente no local disseram que esta segunda-feira (17) foi o dia com maior procura, logo no início do atendimento, desde a abertura do centro no dia 28 de dezembro.

Um idoso de 70 anos passou mal na fila e foi levado em uma cadeira de rodas para a sala de estabilização do centro. A fila permaneceu longa do lado de fora, pela manhã, mesmo com a entrada de vários pacientes para a área interna após a abertura do atendimento.

O centro foi aberto no fim de dezembro para tentar reduzir a demanda por atendimentos em unidades de pronto-atendimento da capital potiguar, que estavam superlotadas de pacientes com sintomas de gripe.

A indicação da prefeitura é que as unidades do Cemure e do ginásio Nélio Dias sejam procuradas por pessoas com sintomas leves.

O casos de covid-19 também voltaram a aumentar no estado na primeira quinzena de janeiro. Antes de completar 15 dias, o mês já teve mais casos positivos confirmados que todo o mês de dezembro de 2021.