Estudo afirma que duas doses da Coronavac são eficientes contra Ômicron

 


Duas doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, neutralizam a variantes Ômicron. A capacidade é igual ou superior à da vacina da Pfizer, de acordo com dados de pesquisas fornecidos pelo Instituto Butantan à CNN.

Segundo o instituto, a efetividade da vacina foi comparada em quatro estudos científicos. A primeira pesquisa reúne resultados do ensaio de neutralização da Coronavac para a variante Ômicron. Os outros três trabalhos se referem a diferentes ensaios de neutralização da Pfizer contra a Ômicron.

O ensaio de neutralização da Ômicron pela Coronavac foi publicado na segunda-feira (10) no periódico científico Emerging Microbes & infections. Para a análise, os pesquisadores geraram partículas semelhantes ao vírus (pseudovírus) contendo a proteína Spike de sete cepas do novo coronavírus: as variantes de preocupação Ômicron, Alfa, Beta, Gama e Delta, além das variantes de interesse Lambda e Mu.

O ensaio de neutralização revelou que 16 amostras mostraram reduções médias de 10,5 vezes da neutralização contra a variante Ômicron, 2,2 vezes contra a Alfa, 5,4 vezes contra a Beta, 4,8 vezes contra a Gama, 2,6 vezes contra a Delta, 1,9 vez contra a Lambda e 7,5 vezes contra a variante Mu.

A mesma análise foi realizada novamente, desta vez com os anticorpos neutraliantes presentes no soro de 20 pessoas que completaram o esquema de duas doses da Coronavac, administradas entre maio e junho de 2021.

Nessa etapa, os cientistas verificaram que o plasma dos vacinados com duas doses da Coronavac mostraram uma redução de neutralização média de 12,5 vezes frente à variante Ômicron, de 2,9 vezes contra a Alfa, 5,5 vezes contra a Beta, 4,3 vezes contra a Gama, 3,4 vezes contra a Delta, 3,2 vezes contra a Lambda e 6,4 vezes contra a variante Mu.

De acordo com o especialista, a Ômicron tem apresentado uma maior capacidade de escape da resposta imunológica induzida pelas vacinas, que se reflete em um maior percentual de infectados que foram imunizados. No entanto, os imunizantes permanecem eficazes na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.

De acordo com os autores do trabalho, a redução de neutralização média de 12,5 vezes da Coronavac diante da variante Ômicron, é “melhor do que os trabalhos publicados sobre duas doses de vacinas de RNA mensageiro, nas quais foi observada uma diminuição de 22 vezes e de 30 a 180 vezes da neutralização em imunizados com a Pfizer”.

Com informações da CNN