PF faz operação contra falsificação de dinheiro no RN e em outros 19 estados

 


A Polícia Federal, através da Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda Falsa e Documentos Federal, deflagrou, dias passados a Operação REBOTE FAKES IV. A ação tratou da realização de fiscalizações em encomendas remetidas por meio dos correios e transportadoras, nas quais havia cédulas falsas que seriam distribuídas em 19 Estados e Distrito Federal.

A Operação teve o trabalho conjunto com a Diretoria de Segurança Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e algumas transportadoras e apreendeu um significativo número de encomendas contendo cédulas falsas em seu interior. Os valores em moeda falsa apreendida são de R$ 182.450,00 em valor nominal.

A ação foi realizada nos Estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Pará, Paraíba, Ceará, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal, tendo sido realizada a prisão de 17 indivíduos e apreensão de 52 encomendas com cédulas falsas, no total.

Desde 2019, a Polícia Federal apreendeu aproximadamente 15 milhões de reais em cédulas falsas, nas ações de combate às falsificações de moeda e ressalta que, em razão da situação de pandemia causada pelo Coronavírus, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.