Fecomércio RN exalta aprovação do novo Plano Diretor de Natal

Marcelo Queiróz, presidente da Fecomércio/RN

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) se orgulha de ter participado e contribuído com o amplo, transparente e democrático processo, liderado pela Prefeitura de Natal, que originou o novo Plano Diretor da cidade. Um documento que foi apreciado e aprovado, no mais pleno exercício de democracia e representação dos anseios da população, pela Câmara Municipal. 

 

Segundo o presidente da entidade, Marcelo Queiroz, a nova minuta foi construída de forma participativa e baseada na discussão técnica sobre o melhor para a capital. “É um texto pautado em uma visão contemporânea e focada no desenvolvimento sustentável da cidade. A aprovação dessa minuta irá incentivar melhorias urbanas, criando novas zonas propensas a investimentos dos mais variados, conciliando os interesses sociais, econômicos, a preservação do meio-ambiente e da paisagem. É uma forma de destravar o crescimento da nossa capital e permitir que Natal volte a crescer”, afirmou.  

 

Para Queiroz, essa visão é perfeitamente possível a partir de um conjunto de normas urbanísticas, ambientais e de mobilidade urbana que tenham, no seu foco, a preferência pela coletividade e pela modernização das regras de ocupação do solo. “E é isso que a minuta aprovada traz para a cidade”, disse.  

Como representante legítima dos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, principais pilares da economia do estado e da nossa cidade, a Fecomércio RN participou ativamente do processo de construção da proposta de minuta do novo Plano Diretor. 

 

Há três anos, a entidade vem reunindo especialistas de várias áreas (arquitetos, urbanistas, engenheiros, ambientalistas, advogados, biólogos, entre outros) que debateram amplamente o tema e criaram propostas com foco na modernização das normas. A Federação também promoveu seminários, reuniões técnicas e conteúdo informativos, como vídeos e cartilha, contribuindo com o debate público.  

 

“Ainda estivemos em todas as audiências públicas, oficinas e seminários realizados na Câmara Municipal, apresentando, de forma respeitosa e com embasamento, as propostas para o desenvolvimento da nossa cidade que defendemos desde o início, de forma pública e também em todos os conselhos competentes”, finalizou Queiroz.