Com UPAs lotadas, secretaria de Saúde de Natal amplia funcionamento de 10 UBS

 


Com o aumento da procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal por pessoas com sintomais gripais, principalmente, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde da capital potiguar.

Segundo o secretário George Antunes, a medida tem o objetivo de descentralizar os atendimentos nas UPAs da cidade e diminuir a fila de espera. Nessa segunda-feira (27), as quatro unidades estavam superlotadas, com horas de espera por atendimento.

"Estamos ampliando o atendimento. Estamos puxando para as UBS os pacientees com quadros mais leves. Precisamos descentralizar o atendimento", esclareceu Antunes em entrevista à TV Tropical.

Na unidade de Saúde de Cidade da Esperança, na zona Oeste, a SMS vai disponibilizar três médicos para atendimentos de casos mais leves. De acordo com o titular da pasta, a estrutura está bem montada, com três médicos em atendimento nas UPAs.

"Temos três médicos atendendo na porta, mais um diarista, que trata dos pacientes em observação, e médicos nas áreas amarela e vermelho. O número de médicos nas UPAS é o normal", afirmou.

Para Antunes, a situação da capital se agrava em razão de o município, segundo ele, receber pacientes de outras cidades. Ele citou o fechamento das portas do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

"É preciso também que os municípios vizinhos também montem estruturas para atender a população. Temos um problema adicional, com o fechamento das portas do Walfredo Gurgel, que eu, tecnicamente, não condeno. O momento não foi apropriado. Todos os pacientes que iam para lá, estão indo para nossas UPAs. Nós de Natal, mais uma vez, precisamos abrigar esses pacientes", reclamou.

Sobre a necessidade de hospitalização, o secretário relatou que os hospitais da cidade não estão lotados e opinou a cerca do que pode ter motivado o "boom" nos casos gripais. "Poucos pacientes têm precisado de hospitalização. Nossos hospitais não estão cheios, pois a síndrome gripal é uma rotina nas nossas vidas. Todos os anos temos esse surto. Esse ano foi maior porque, primeiro, a população não se vacinou e segundo porque, quando houve a liberação de festas, essa gripe veio com mais força, falando em volume", completou.

George Antunes ainda alertou para que a população siga medidas de higiene para evitar o contágio. "Pedimos que a população continue se protegendo com máscaras, evitando aglomerações. Estamos saindo de um surto para uma epidemia. Nós fazemos esse pedido. Pedimos também para quem puder, procure as unidades básicas para evitar aglomerações nas UPAs", encerrou.

O funcionamento das 10 unidades de saúde ocorre das 8h às 18h. A SMS disponibiliza doses restantes contra a influenza no drive do Via Direta e nas UBS. Veja as unidades com horário estendido:

Distrito Sanitário Norte I
UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N
UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul

Distrito Sanitário Norte II
UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi
UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação

Distrito Sanitário Leste
UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol
UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio

Distrito Sanitário Oeste
UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº
UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1

Distrito Sanitário Sul
UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira
UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto