Assembleia aprova moção de pesar pela morte do ex-deputado Luiz Antônio Vidal

 


Os deputados estaduais apresentaram nesta terça-feira (07), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, moção de pesar pela morte do ex-deputado estadual e ex-presidente da Casa, Luiz Antônio Vidal. O ex-parlamentar faleceu neste domingo (05), aos 80 anos. A moção de pesar foi apresentada de forma coletiva, contando com a assinatura de todos os membros do Legislativo.

"O ex-deputado e ex-presidente Luiz Antônio Vidal era um daqueles homens públicos que entendiam que todo poder é serviço, e não privilégio. Por temperamento pessoal e pelo próprio convencimento da transitoriedade do Poder, exerceu a presidência desta Casa com dedicação, afinco e firmeza, mas acima de tudo, com humildade", disse Ezequiel durante a leitura da moção de pesar.

Natural de Santo Antônio, na região Agreste potiguar, Luiz Antônio foi deputado ente 1967 e 1986, assumindo a presidência do Legislativo entre 1979 e 1980. "Procedeu, desde o início da sua gestão à frente da Presidência desta Casa, a um trabalho de revitalização do Poder Legislativo, de sua participação no processo democrático e da atuação do deputado através de suas manifestações em Plenário e fora dele", relatou o atual presidente.

Luiz Antônio Vidal implementou outras mudanças relacionadas com assistência de ordem material e funcional, o que proporcionou o desenvolvimento de um trabalho legislativo mais dinâmico e produtivo. Materializou, também, a implantação da Carteira de Previdência do Parlamentar, objeto de várias tentativas anteriores que não conseguiram se tornar realidade.

No relacionamento com os demais poderes constituídos, procurou pautar a sua posição pelos critérios de dignidade. Resguardados esses critérios, como Presidente deste Poder, não se furtou ao diálogo e ao entendimento, fiel ao preceito constitucional da independência harmonizada entre os Poderes, sem quaisquer resquícios de subserviência, que não as dos preceitos legais. Sempre se convenceu de que não era a ação isolada dos membros que fortalecia a Assembleia, mas a firmeza moral e o caráter de todos os Deputados.