“Queremos viabilizar o projeto Cidade Alvinegra”, diz Bira Marques

 


Integrante da chapa ABC no Rumo certo, ao lado de Fred Menezes, Bira Marques que vai tentar a primeira reeleição dentro do Alvinegro fala sobre os trabalhos que estão em andamento acelerado e que irá aumentar o patrimônio do clube com a construção do novo centro de treinamentos, denominado como Cidade Alvinegra, para onde serão destinados todo os trabalhos relativos ao futebol. O dirigente também explica como conseguiu fazer o ABC sobreviver ao período mais complicado da pandemia de Covid-19, quando além de ficar manter o clube com as portas fechadas, a diretoria teve de honrar os compromissos assumidos com os atletas. Além disso, Bira desmistifica a questão e das ações trabalhistas, ressaltando que os recentes acordos formulados na justiça, vão render uma economia superior a um milhão de reais. 

Dificuldades
“Nós começamos a trajetória na presidência em 2020, com uma pandemia que afetou o mundo e isso nos causou um transtorno muito grande. Desde que passei a entender de futebol, não lembro de ter visto uma crise ao menos parecida com essa do ano passado, a maior da história. Ela chegou e paralisou o futebol por vários meses e com os clubes sendo obrigados a honrar pagamentos. Como honrar compromissos sem sócios, sem bilheteria, sem receita? Foi uma questão muito complicada para nossa gestão. Quem acabou nos socorrendo no momento mais delicado foi a própria Justiça do Trabalho, tivemos de usar da credibilidade do advogado Ricardo Furtado e do próprio clube para irmos lá falar com o juiz, explicar a situação e pedir dinheiro emprestado. Isso nos tirou do sufoco, assumimos o compromisso de devolver tudo que nós pegamos e mais um pouco em 2021” 

Questões trabalhistas
Falar sobre as questões trabalhistas é dizer que o ABC realizou um acordo superior a R$ 3,5 milhões na Justiça do Trabalho. Esse realinhamento de acordo fez o ABC deixar de pagar mais de um milhão, fazendo uma economia muito boa. Isso acabou dando mais credibilidade ao clube e nos novos acordos, o próprio juiz está buscando meios de facilitar a forma de pagamento que realizamos. Com questões assim, devido ao pagamento dos compromissos como o acordado, vão facilitando o caminho do clube para readequar as suas dívidas. Atualmente temos uma vigilância muito grande em relação às finanças,a gente via que tinha desperdício, o clube é muito grande e muitas coisas passam despercebidas devido ao volume de problemas do dia a dia. Então passaram a me acusar de sentar em cima do cofre, já que não costumo liberar verbas com facilidade. Trabalho no ABC da mesma forma que trabalho em minha empresa, valorizo cada centavo que sai do cofre, gasto apenas com o necessário. Todos nós sabemos que nada está sobrando dentro do clube”

Balanço anual
“Por incrível que pareça estamos terminando o ano com a folha completamente paga em dia, essa semana realizamos o pagamento de novembro. Além disso, foram realizados acertos com treze atletas que faziam parte do grupo que conquistaram o tão sonhado acesso para Série C. Todos nos deixaram com as contas completamente pagos, essa era uma questão de hora do nosso clube com esse grupo de atletas. Estamos tendo todo zelo possível, pois sabemos que teremos uma eleição pela frente, onde qualquer resultado pode ocorrer e não queremos deixar brechas de nossa administração para outra. Volto a alertar, o ABC em termos financeiros não está às mil maravilhas, ainda teremos muitas batalhas para superar e se for eleito vou continuar prezando cada moeda que deixar o cofre abecedista. Não adianta gastar demais se lá na frente não teremos condições de arcar com os compromissos, minha meta é continuar pagando os colaboradores, funcionários e os atletas em dia”

Profissionalização
“Minha opinião é que cada vez mais se faz necessário se profissionalizar as pessoas e os setores que trabalham junto ao futebol, que exige isso. Todos os clubes que adotaram como meta a profissionalização dos seus setores, estão vivendo bons momentos hoje. Isso é o que iremos buscar, mas tivemos pouco tempo para pensar nessa questão, devido às imensas dificuldades encontradas no início da administração provocada pela pandemia, quando optamos por empenhar esforços para fazer o ABC sobreviver. A outra meta fixa era buscar o acesso, continuar na Série D seria muito difícil. Sabemos que a Série C ainda não é o melhor dos mundos, porém estamos numa fase acima o que nos dá a possibilidade de vislumbrar um apoio maior. O nosso torcedor também vem se mostrando solícito em ajudar o clube e isso nos faz ficar otimistas na possibilidade com o retorno para Série B, em 2023. Sabemos que o processo de profissionalização do clube irá ajudar bastante nessa caminhada e iremos buscar acelerar esse processo se tivermos um próximo mandato”   

Cobrança da torcida
“Temos de ter bastante tranquilidade, ter a preocupação de realizar um trabalho inicial muito bem feito para montar um bom elenco. É impossível não existirem erros dentro de um processo de formação do elenco, mas se erramos é com vontade de acertar. Vamos continuar fazendo tudo com responsabilidade, estamos cientes de que seremos muito cobrados pelos torcedores pela formação de um time competitivo, mas eles têm de saber que por trás disso existe a exigência de pagar os acordos firmados com os atletas. Mas a meta é buscar um grupo com força suficiente para galgar um espaço novamente na Série B”

Fórum de debates
“Nós queremos dividir a administração do ABC com todos os abecedistas, a ideia da realização desse encontro é justamente para isso, queremos o torcedor discutindo o clube, o ABC é muito grande, está crescendo ainda mais e queremos contar com todo e qualquer auxílio para tocar nossa administração. As ideias apresentadas no evento serão catalogadas e em cima disso pautar a realização do nosso trabalho para chegar mais próximo ao anseio dos abecedistas”

Patrimônio
“Nosso novo centro de treinamento é um trabalho que vem sendo tocado por Bira Marques desde que aceitou ficar na cadeira de presidente. Acredito que as negociações estejam bem evoluídas e será através da construção desse sonho que iremos buscar o  certificado de clube formador junto a CBF. Neste novo espaço teremos condições de atender todas as exigências realizadas para fornecimento dessa marca. Sendo o primeiro clube do RN a conquistar esse patamar, o ABC terá uma visibilidade ainda maior no mercado. Esse é um investimento necessário a qualquer clube que deseje ser moderno e temos de manter um investimento pesado, onde no futuro teremos uma grande fonte de retorno financeiro. Estamos buscando parceiros. Queremos viabilizar o projeto Cidade Alvinegra, em troca de programas de exploração da área que possuímos na Rota do Sol, uma das mais valorizadas de Natal. Faz vinte dias que investidores visitaram nosso complexo esportivo e mostraram satisfação com o que viram. De minha parte acredito que a tendência da negociação é avançar para um novo patamar. Acredito que isso será de suma importância para o futuro do ABC. Dentro de pouco tempo estaremos adquirindo a área para construção do nosso novo centro de treinamento, que irá abrigar também o futebol profissional. Nós além de não vendermos patrimônio, iremos aumentar ele agregando mais essa parte. E vamos buscar por força de economia, a implantação de um projeto de energia solar, outro ponto que estamos avançando e que irá significar uma economia muito grande ”

Programa de Sócio.
“A torcida sempre abraçou o ABC, após esse tempo todo de ausência do estádio, o clube decidiu focar e conceder privilégio aos sócios, com isso o abecedista optou por contribuir em massa e hoje estamos com acesso e mais de cinco mil sócios. Vamos continuar trabalhando para manter a Frasqueira cada vez mais próxima do clube visando bater a marca de dez mil sócios, o que dará uma condição muito melhor às finanças do clube, que poderá montar uma equipe do jeito que o torcedor espera. O Sócio será o maior patrocinador do clube no processo que estamos iniciando planejando voltar para a Série B”

Planejamento
Nós estamos nos voltando ao planejamento da próxima temporada somente agora. Antes estávamos com o foco inteiramente voltado para as competições que o clube vinha disputando, buscando vaga na final da Série D e uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. Não estávamos nos preocupando nem com o processo eleitoral, o que passou a ser focado apenas após o fim da temporada no futebol. A meta é realizar um grande campeonato estadual e conquistar nele as vagas para participar da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2023. O pensamento é fazer um time forte para poder voltar a ir longe na Copa do Brasil garantindo uma maior tranquilidade financeira para cumprir os nosso compromissos. Possuímos alguns valores oriundos das premiações que conquistamos esse ano, bloqueados pela Justiça do Trabalho, mas que mediante a um bom acordo, podem voltar para conta do clube com a finalidade de resolver as questões de formação do elenco no início da próxima temporada”

Fundação ABC
“Essa é uma questão que a gente vem planejando há um bom tempo. A Fundação ABC seria usada para realizar vários projetos e apresentar às autoridades atrás de liberar os recursos destinados à área da cultura. Queremos aproximar o ABC bem mais da sociedade promovendo diversos tipos de cursos, como de dança e karatê. O projeto está sendo projetado inclusive para auxiliar na meta de chegarmos a marca de dez mil sócios. Não é por não gostar de futebol que a pessoa não poderá se associar ao clube, queremos construir um museu para servir como mais uma atração turística aos nossos visitantes, necessitamos colocar a história do nosso clube para conhecimentos daqueles que nos visitam.  

Fonte: Tribuna do Norte