PSDB pausa prévias depois de problemas em aplicativo de votação

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O PSDB pausou as prévias presidenciais que realizava neste domingo (21). Instabilidades no aplicativo das prévias do PSDB dificultaram o encerramento da votação, programada para as 18h.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias“, disse o partido, em nota. A votação foi pausada às 18h.

Os votos registrados neste domingo serão mantidos e contabilizados. “O PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado“, disse a sigla. Nova reunião do partido está agendada para as 20h deste domingo.

Todos os candidatos da disputa, Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio, estiveram reunidos com presidente do partido, Bruno Araújo, para tentar chegar a uma solução. Também participaram o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, e os ex-presidentes do partido José Aníbal, Teotônio Vilela e Tasso Jereissati.

O fim da votação pelo aplicativo, marcado inicialmente para as 15h, já havia sido adiado para as 18h devido aos empecilhos. A votação presencial em Brasília, no centro de convenções Ulysses Guimarães, foi encerrada por volta das 15h. A votação era realizada com urnas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Doria afirmou que o direito de voto de todos precisa ser garantido. “Tudo está indo bem. Mas isso preocupa. Temos que ter garantia que todos que quiseram conseguiram votar”, disse o governador de São Paulo.

Pessoas se reuniram para votar e não estão conseguindo. Sempre defendi votação universal, não foi possível e eu aceitei. Agora, não posso aceitar que aqueles que se cadastraram não possam exercer seu direito de voto”, disse Virgílio.

Há 44.700 filiados habilitados a votarem, entre integrantes com mandato e sem mandato. Destes, 39.737 filiados estavam cadastrados no app, além de cerca de 4.000 vereadores.

Poder 360