Palmeiras supera o Flamengo na prorrogação e é tricampeão da Libertadores

 

Deyverson comemora, Diego Alves lamenta e a bola morre no fundo do gol. Foto: EITAN ABRAMOVICH (AFP)

O tira-teima entre os últimos campeões continentais terminou com festa verde e branca. O Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1 na tarde deste sábado, no estádio Centenário de Montevidéu, Uruguai, e conquistou a Copa Libertadores 2021. Um gol de Deyverson, aos quatro minutos da prorrogação, decidiu a final mais esperada do futebol sul-americano de clubes. Antes, Raphael Veiga abriu o placar no primeiro tempo, e Gabigol havia empatado na etapa final. É a terceira vez que o Palmeiras se torna campeão da América do Sul, a segunda seguida sob o comando do treinador Abel Ferreira, que consolida uma era vencedora para o clube. Os palmeirenses se candidatam agora ao inédito título mundial, que será disputado em meados de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro tempo já começou com superioridade palmeirense. Logo aos seis minutos, Gustavo Gómez lançou Mayke nas costas da defesa rubro-negra. O lateral cruzou rasteiro, para a entrada da área, onde Raphael Veiga apareceu para bater de primeira, de canhota, e fazer 1 a 0. Com o controle da partida, o Palmeiras soube se defender e levar mais perigo nos contra-ataques até o intervalo. Na única boa chance do Flamengo durante o primeiro tempo, aos 42 minutos, Arrascaeta parou em ótima defesa de Weverton.

Mas a postura do time carioca mudou no segundo tempo. O Flamengo voltou mais ligado, empurrando o Palmeiras contra seu próprio gol. E chegou ao empate aos 28 minutos, quando Gabigol tabelou com Arrascaeta pela esquerda e bateu no canto de Weverton. Michael, que foi colocado no jogo por Renato Gaúcho, ainda perdeu um gol na cara de Weverton. O 1 a 1 persistiu e levou a decisão à prorrogação.

O período extra trouxe ares ainda mais tensos em Montevidéu. Com poucos minutos no cronômetro, qualquer erro seria decisivo. E, aos quatro minutos de prorrogação, o rubro-negro Andreas Pereira dominou um passe de David Luiz no campo de defesa, mas tropeçou ao tentar tocar na bola. Era o último homem flamenguista, e foi desarmado por Deyverson. Assim como Breno Lopes, herói improvável do último título do Palmeiras, Deyverson é um atacante reserva que havia entrado no jogo minutos antes. Para a alegria do palmeirense, o destino se repetiu. O camisa 9 carregou a bola e, na cara do goleiro, bateu de canhota. A bola ainda desviou nos pés de Diego Alves antes de morrer no fundo do gol. Palmeiras 2 a 1, e não houve tempo para reação. Palmeiras tricampeão da América.

O clube alviverde une a conquista de 2021 às de 2020 e 1999 e se junta a São Paulo, Grêmio e Santos, os times brasileiros que mais venceram a Libertadores. É o bicampeonato seguido do treinador português Abel Ferreira, que chegou há pouco mais de um ano ao Brasil. Ele também se torna o primeiro europeu a realizar tal feito. O esporte é coletivo, mas a vitória não deixa de ter o rosto de Abel —um profissional que, desde a estreia, transformou um elenco robusto num time competitivo e vencedor. Com seguidos títulos estaduais, nacionais e continentais recentemente, o Palmeiras se consolida frente ao seu principal rival nos últimos anos do futebol brasileiro. O maior campeão do país, cuja torcida tem obsessão pela Copa Libertadores, também assume papel de soberano na América do Sul.

A transmissão da final da Libertadores dominou a audiência nas principais praças do país, especialmente na televisão aberta. Por volta das 17h (horário de Brasília), início do jogo, o SBT já marcava 24.7 pontos de audiência, contra 7.5 pontos do Caldeirão na Globo em São Paulo. Às 17h30, passou os 28 pontos no Rio de Janeiro e os 26 pontos em São Paulo, e assim permaneceu até o fim, por volta das 19h30. O assunto também tomou conta dos trending topics do Twitter desde a manhã deste sábado, chegando a preencher todos os 10 tópicos mais comentados da rede social ao longo da partida.


Fonte: EL País