Natal também faz acordo com cooperativa e cirurgias são retomadas na capital

 


Após reunião na tarde deste sábado (13) entre Cooperativa dos Anestesistas do Estado (Coopanest) e Prefeitura do Natal, ficou decidido que as cirurgias eletivas para usuários do SUS na capital potiguar serão retomadas. Mais cedo, a cooperativa já havia se acertado com o Governo do Estado, pondo fim à paralisação que ocorria desde o último dia 1º de novembro. As informações são da Tribuna do Norte.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal), a reunião contou com a presença do prefeito Álvaro Dias. Durante a reunião ficou acordado que o município irá colocar em dia os meses de repasses atrasados durante novembro, dezembro e janeiro.  

Segundo a pasta, o atraso nos repasses para os profissionais ocorreu anteriormente devido ao "quadro econômico enfrentado pelo município", além de "aumento das despesas com saúde" em razão da pandemia. "Este ano, segundo o Relatório de Execução Orçamentária, publicado no final do 4º bimestre, as despesas com Saúde já chegam a 42% das Receitas, quase três vezes superior aos 15% preconizados pela Constituição Federal", afirmou.

Além disso, a secretaria afirmou que o município enfrenta a falta de repasses financeiros por parte do Governo do Estado para financiamento de UPAs, SAMU, Atenção Básica, entre outros. De acordo com a SMS-Natal, o funcionamento tripartite do SUS demandaria pagamentos que o Estado supostamente não estaria fazendo. 

Na sexta-feira (12), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) já havia feito um acordo com a Cooperativa.