Lideranças abordam temas relativos à Saúde, Turismo e Religião

 


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (16), no horário destinado aos líderes partidários, foram discutidos assuntos como: a situação da saúde pública, a preservação dos patrimônios histórico-culturais, melhorias para o turismo e a Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Abrindo os pronunciamentos, o deputado Nelter Queiroz (MDB) teceu críticas à atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

“Eu volto ao Plenário para relatar uma entrevista que dei ao Jornal Agora, na última sexta-feira, dando minha opinião sobre o caos da Saúde Pública do nosso Estado. E no sábado o secretário Cipriano Maia respondeu à minha entrevista, dizendo que eu sou mentiroso, irresponsável, inconsequente e ignorante. E aqui eu venho trazer a resposta”, iniciou.

“É público e notório que estamos na pior gestão da Saúde Pública do RN. Desde o início da gestão da governadora Fátima, em janeiro de 2019, a situação do SUS potiguar piorou drasticamente. Na atual administração, falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para pacientes e acompanhantes, medicamentos da Unicat, mesmo com financiamento federal. Além disso, prestadores de serviços reclamam de atrasos nos pagamentos, terceirizados não recebem regularmente e servidores concursados estão surtando em razão do grande estresse”, criticou. 

Para o deputado, a atual situação exige mais do que críticas, questionamentos e reflexões. “Exige intervenção. Falta de exames de cateterismo e angioplastia causam mortes silenciosas que não vão a público e ficam apenas nas estatísticas do SUS; até a presente data, houve quase 100 falecimentos de bebês na UTI materno-infantil do Hospital Santa Catarina; e a UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte, continua sem funcionar, apesar de ter sido concluída há dois anos, porque a atual administração não contratou médicos. E sobre a pandemia, a gestão dele continua sendo desastrosa, com a morte de quase mil pessoas no RN, apenas pela falta de leitos”, concluiu Nelter.

Na sequência, José Dias (PSDB) falou sobre requerimentos do seu mandato em prol do Turismo e da preservação de patrimônios histórico-culturais do RN. “Eu tenho feito requerimentos a respeito do que acho fundamental do ponto de vista econômico-social. O santuário dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, por exemplo, eu acho que já poderia ter se transformado em Basílica. Uma coisa que lamentamos é o abandono aos nossos patrimônios históricos e culturais, como os de Ferreiro Torto e Guaporé”, disse.

De acordo com o deputado, há uma medida que não custa nada, apenas interesse público, respeito e vontade de trabalhar. “Por exemplo, no litoral norte, nós temos os municípios de Maxaranguape e Rio do Fogo. No primeiro, nós temos um acesso de 800 pessoas, e em Rio do Fogo o acesso cai para 100 pessoas. Eu pedi, então, para que fosse providenciado o acesso a pelo menos 400 pessoas. E isso já era para ter sido feito, porque o veraneio está chegando e a medida beneficiaria tanto a população do RN quanto os turistas. Não é aceitável essa discrepância grande entre duas cidades vizinhas”, detalhou.

Último líder a discursar, Ubaldo Fernandes (PL) iniciou sua fala agradecendo os seus pares pela aprovação do projeto de lei de sua autoria que reconhece como patrimônio imaterial, cultural e religioso de Natal: a Festa de Nossa Senhora da Apresentação. “O patrimônio imaterial é importante porque é transmitido de geração em geração constantemente e recriado pelas comunidades, em função do seu ambiente, interação com a natureza e sua história, gerando sentimento de identidade e continuidade, além de contribuir com a diversidade cultural e a criatividade humana”, justificou. 

Ainda de acordo com Ubaldo, Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira desde os primórdios da vida cristã dos natalenses. “Inclusive, a primeira paróquia da santa no Brasil foi fundada em Natal, tendo sua primeira missa sido celebrada pelo então Padre Gaspar Moreles, em 25 de dezembro de 1599”, finalizou.